Com o desemprego ainda em alta, muitos brasileiros estão em busca de ter o seu próprio negócio como alternativa de voltar ao mercado de trabalho. Porém, muitas vezes a falta de dinheiro acaba se tornando uma barreira para começar empreender. Com um mercado cada vez mais inovador, já há disponível várias formas de arrecadar fundos, tendo a internet como a grande aliada, entre elas, uma das mais conhecidas, é através do crowdfunding, que provavelmente você ouviu falar como vaquinha on-line.
Esse sistema possibilita que várias pessoas, que se identificam com o seu ‘sonho’ apoiem financeiramente para que ele seja concretizado. Foi pensando em criar algo nesse mercado, que acaba de ser lançada a Immo Invest, uma plataforma de investimentos com foco no franchising. Trata-se de uma fintech de investimentos que conecta investidores, que buscam por projetos com alta rentabilidade, com empreendedores que buscam acesso ao mercado de capitais.
O diferencial da Immo está em que ela trabalha em um mercado regulado e autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), além ainda de ser associada a ABF (Associação Brasileira de Franchising), maior entidade de representação do franchising no Brasil.
. Criação do projeto – A Immo tem a frente dos negócios o jovem gaúcho, Diego Scalvi, de 32 anos, com experiência comercial e design em empresas como Grendene e Tramontina. Porém, foi um projeto desenvolvido em particular que mudou o seu rumo profissional. “Comecei o projeto da Immo na Startup Weekend de Bento Gonçalves/RS, em 2019. Como parte da imersão do programa, o projeto foi selecionado e apresentado no dia final, o qual não ficou entre os premiados. Meus colegas que participaram no desenvolvimento do projeto não quiseram dar seguimento com a ideia, mas continuei aprimorando o modelo durante os meses seguintes.
Durante a aula do curso de Gestão Comercial In Company, mostrei o projeto ao meu professor na época, Clovis Lumertz, que de imediato gostou da ideia e levou para um amigo que tinha maior conhecimento no mercado financeiro (Gustavo Saltiel) o qual também tinha interesse em desenvolver um projeto para a área de franquias. Durante a apresentação unimos os projetos de crowdfunding mais franquias e demos início a um novo projeto”, relembra o CEO da Immo Invest, Diego Scalvi.
Pouco tempo depois, passou também a fazer parte do projeto Daniel Afonso e Luiz Carlos Zancanella Junior, que foram essenciais para dar suporte na área de tecnologia e gestão, potencializando o desenvolvimento da plataforma e, assim, compor o time da Immo. No final de 2020, Diego largou o emprego estável na Tramontina para se dedicar exclusivamente ao projeto que entrou para o mercado oficialmente no início de 2021.
. Oportunidade de investimento – Na plataforma de investimento participativo da Immo estão disponíveis oportunidades de investimentos exclusivo para empresas do segmento de franquias. O investidor avalia o projeto que está com a captação aberta, caso deseje investir, se cadastra na plataforma, define o valor a ser investido e realiza uma transferência bancária. Encerrado o período de captação, o usuário receberá (em até cinco dias úteis) o contrato assinado. O monitoramento do investimento pode ser feito a qualquer tempo pelo usuário.
Essas informações ficarão disponíveis em uma área da plataforma destinada ao acompanhamento da evolução do projeto. No espaço estará também todos os contratos, relatórios e informações do investimento realizado. Para o empreendedor é uma alternativa de acesso ao capital sem que seja por intermédio de um banco gerando um networking qualificado com investidores.
Ele apresenta seu projeto aos investidores e oferece uma porcentagem do capital social da empresa em troca do investimento. Ou estipula uma taxa de juros coerente com o mercado para obter o empréstimo dos investidores da plataforma.
“O crowdfunding de investimento é um mecanismo que permite a grandes grupos de investidores financiar empresas iniciantes e pequenas empresas. No caso da Immo, nosso foco são as franquias e franqueadoras em troca de participação.
Os investidores aportam recursos financeiros para um negócio e recebem a propriedade de uma pequena parte desse negócio. Se o negócio for bem sucedido, seu valor aumentará, assim como o valor de uma ação nesse negócio, além de receber uma remuneração proporcional ao desempenho no resultado líquido da operação. A cobertura do crowdfunding de capital indica que seu potencial é maior com empresas iniciantes que buscam investimentos menores para se estabelecer”, explica o CEO.
. Vantagens – Para os investidores a possibilidade de aplicar o seu capital soma benefícios como:
Investir em empresas consolidadas no mercado de franquias, com grande potencial de rentabilidade, a partir de R$ 1mil (diversificação da carteira de investimentos, mitigando os riscos);
Rentabilidade estimada por projeto de 12% a 28% ao ano;
Acesso a um dashboard para acompanhamento dos investimentos, com as informações de cada projeto;
Ser sócio da marca ou operação;
Garantias contratuais atreladas a operação e aos empreendedores;
Sendo além de cliente da marca um investidor;
Com segurança e transparência de uma plataforma registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
Taxa zero para investir.
Já o empreendedor que está em busca de capital as vantagens que a Immo oferece são:
Ter acesso ao mercado de capitais e a seus investidores (networking);
Acelerar seus planos de expansão, através de funding externo;
Possibilidade de múltiplas captações de investimentos;
Divulgação do projeto aos investidores interessados em seu nicho de atuação;
Associar a marca/projeto a inovação, dando visibilidade e agregando valor;
Modelo de negócios registrado na CVM, traz segurança para o empreendedor;
Apoio total com a burocracia envolvida para a captação de recursos.
. Mercado de franquias está aquecido – Levantamento realizado pela ABF mostra que a taxa de fechamento de franquias em 2019 foi de apenas 2,9%, com a menor taxa de mortalidade entre as empresas. Já estudo do Sebrae sobre a sobrevivência das empresas no Brasil indicou que esse percentual sobe para aproximadamente 25% para empresas normais, durante o mesmo período. Esses números reforçam a escolha por uma franquia na hora de empreender. “Em nossa tese de investimentos, utilizamos o modelo de crowdfunding para o financiamento de empresa que já tem seu modelo de negócios testado e validado no mercado, no caso as franquias.
O risco para os investidores acaba sendo menor em função que no sistema de franchising contar com o apoio de um suporte por parte das franqueadoras e também existe o investimento direto por parte do empreendedor/operador assumindo o risco junto com os investidores”, reforça o empresário.
Diego pontua ainda que mesmo diante da pandemia após sofrer uma queda no faturamento, o franchising conseguiu se reerguer rapidamente e o setor já começa dar sinais positivos de recuperação, com crescimento de 8% no faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado, além de uma expansão de 5% das redes. Os dados são da última pesquisa divulgada pela ABF, referente ao primeiro trimestre. “Investimentos alternativos como startups são uma ótima opção também de compra, porém o risco é muito mais elevado por não ter todo o know-how que o sistema de franquias apresenta”, salienta o CEO da Immo.
. Comercialização de cotas de franquias – A Immo Invest surge no mercado de franchising com a proposta de regularizar a comercialização das cotas de franquias, através do modelo de investimentos de crowdfunding regulado e autorizado pela CVM, de acordo com a instrução 588, dando toda a segurança e transparência no processo, oferecendo todas as informações aos investidores. Diferente do que ainda ocorre no mercado, onde o sistema atual de venda de cotas ainda falta transparência dos deveres e obrigações de cada uma das partes.
“Nosso modelo de negócios não fere a Lei das Franquias, pois a possibilidade que fica de acordo com essa lei é a chance de ingressar no sistema como sócio investidor. Nessa situação, há um investidor que não realiza a operação da franquia, de modo que quem gerencia essa parte é o sócio operador, que também precisa ser franqueado. Esse sócio pode ser escolhido pelo investidor ou até indicado pela franqueadora. Em resumo, com o sócio investidor, existe uma terceira pessoa operando, constituindo um sistema de franchising”, enfatiza Diego.
. Modalidade de investimento – A Immo Invest oferece dois modelos de participação societária:
- – Operações do tipo Dívida (debt): Nesse tipo de investimento coletivo, os investidores assumem o papel do banco e emprestam diretamente recursos a empreendedores pré-selecionados em troca de uma remuneração na forma de juros. Por ser uma operação de crédito, os juros e as condições de pagamento são definidas em contrato podendo variar de 2 a 4 anos, recebendo amortizações trimestrais, semestrais ou anuais.
Ao final, recebe uma remuneração fixa, pré-estabelecida, com os juros da operação. Os juros também podem ser pagos com as parcelas das amortizações.
As garantias aos investidores, podem abranger, entre outras ações: Penhor das cotas sociais da sociedade investida; Fiança dos sócios na pessoa física.
- – Operações do tipo Equity (participação societária): Nessa modalidade, os investidores se tornam sócios do projeto e têm direito a uma remuneração sobre os resultados da empresa, nos prazos acordados. Como é o caso da Equity Indireto, onde o investidor não precisa entrar no quadro societário da empresa, recebendo remunerações periódicas e tendo o direito de converter em ações, caso ocorra a venda dos ativos ou em janelas pré-definidas em contrato.
. Acompanhamento consultivo – A Immo Invest oferece acompanhamento consultivo para ambas partes. No caso das empresas, aproximando da data de prestação de contas (semestral) por parte da sociedade investida aos investidores da rodada, a Immo propõe uma call com os empreendedores, a fim de prestar uma assessoria consultiva no âmbito financeiro e de negócios. Já para os investidores, a Immo mantém um canal de atendimento direto com sua equipe, através de e-mail e WhatsApp para esclarecimento das informações da oferta, bem como dúvidas sobre o modelo de negócio.
Balanço da CVM mostra que o crowdfunding de investimento movimentou mais de R$ 84,4 milhões, em 2020. O número de investidores subiu 23% no ano passado, e um dos motivos está atrelado ao fato do baixo retorno da renda fixa e dos altos riscos da bolsa de valores. Confiante com esse novo formato inovador de investimentos eletrônicos, a Immo Invest projeta captar R$ 5 milhões ainda este ano. – Fonte e outras informações: (www.immoinvest.com.br).