Julio Baruchi (*) e Rodrigo Franco (**)
Prezar pelo bom relacionamento com o cliente é fundamental para obter sucesso na prestação de qualquer tipo de serviço, principalmente, na área contábil. Afinal, em meio à complexidade tributária, o papel do contador é crucial para assegurar o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais, bem como assessorar seus clientes para que possam alavancar cada vez mais o seu negócio.
Segundo um estudo publicado pela Harvard Business Review, clientes fidelizados podem trazer aumentos significativos na lucratividade das empresas de serviços. Manter a satisfação de sua carteira de clientes é primordial para a retenção de sua base, levando em consideração que a alta rotatividade da carteira requer muito esforço para novas implementações e estabilização dos processos – algo que, inevitavelmente, abre margem para riscos que prejudiquem uma entrega de qualidade.
Por isso, confira algumas dicas para que um outsourcing contábil mantenha uma relação duradoura e saudável:
1 Tenha credibilidade: tanto no aspecto moral quanto na capacidade técnica, é fundamental ter credibilidade para se manter vivo e crescer em um segmento tão desafiador como este. O cliente deve ter plena confiança e segurança em seu trabalho, para focar em seu core business.
2 Interaja constantemente com seu cliente: um dos traços mais fortes do empresário moderno é manter-se conectado ao seu prestador de serviços. Em um setor tão delicado e complexo como o contábil, é importante garantir que ele se sinta bem atendido e amparado nos momentos cruciais. A interação constante faz com que seus clientes sintam que o outsourcing é uma extensão de sua equipe de trabalho.
3 Esteja sempre disponível: uma das principais falhas no atendimento ao cliente é o fato de não se dispor, de forma ágil e acessível, nos momentos necessários. Os contratados que não respondem e-mails, não retornam telefonemas ou qualquer outro meio de comunicação com seus clientes, certamente terão altas chances de perdê-los. É indispensável ter uma estrutura atenta e ativa, se colocando à disposição para qualquer dúvida ou necessidade, seja através de canais online ou presencialmente.
4 Surpreenda seu cliente: não faltam prestadores de serviços contábeis no mercado. Então, o que fará com que um cliente prefira seu trabalho aos demais será, justamente, os diferenciais que lhes chamem a atenção. O empresário precisa ser surpreendido, sendo apresentado a melhorias tecnológicas e qualquer inovação que traga algum benefício ao mesmo, bem como estratégias que influenciem positivamente os resultados de seu negócio.
5 Se antecipe aos problemas e fatos relevantes: além de oferecer as melhores soluções a seus clientes, se antecipar a eventuais problemas e outros fatos que possam acometer seus negócios também é um fator importante para se destacar frente aos concorrentes e fazer com que seja requisitado constantemente por seus serviços. Desta forma, a confiança tenderá a crescer cada vez mais, assim como as chances de impactá-lo positivamente.
Prezar por essa relação de confiança e proximidade com os clientes é um dos pontos mais fundamentais para se manter e destacar em um mercado altamente competitivo. E, para os prestadores de serviços contábeis, garantir uma relação duradoura está diretamente ligada a alguns cuidados essenciais, tais como a atenção plena ao crescimento das operações de seus clientes, honorários adequados, qualidade e pontualidade nas entregas dos trabalhos.
Afinal, uma boa experiência é determinante para o sucesso de qualquer negócio.
(*) É sócio fundador da ECOVIS® BSP.
(**) É sócio e gerente operacional.