Rethink, consultoria de tecnologia especialista em repensar negócios, indica áreas para companhias investirem e se manterem relevantes no mercado e preparadas para o futuro
Segundo o último ranking produzido pelo International Institute for Management Development (IMD), que avalia o grau de atratividade e de capacidade de geração de negócios, o Brasil ocupa a 60ª posição. Isso mostra que o desempenho da economia brasileira piorou e um dos motivos é por causa das empresas não conseguirem prever ou explorar novas oportunidades nos negócios.
Para ajudar companhias a se manterem relevantes no mercado e se prepararem para o futuro, a Rethink, consultoria de tecnologia especialista em repensar negócios, recomenda 4 ações para potencializar e transformar o olhar dos gestores dentro das empresas. Confira abaixo:
- Invista no mapeamento de novos negócios
Uma forma de expandir uma companhia e continuar competitivo no mercado é realizar o mapeamento de tendências, isso contribui para remodelar o negócio, entender o público consumidor, testar novas ideias, criar um Produto Mínimo Viável (MVP) ou então ajustar um produto que já existe. “Empresas que desejam ser relevantes para o futuro, precisam olhar para o que desenvolvem e como atuam. Mapear tendências com antecedência é essencial para estar à frente da concorrência e manter a competitividade em um mercado que está constantemente em transformação”, explica Giovanna Rossi, Diretora de Produtos e Design da Rethink.
- Crie eficiência nos processos
A transformação digital em organizações está atrelada à cultura ágil. Quando a abordagem empresarial tem como premissa a agilidade, a flexibilidade e a eficiência nos processos do negócio e pouca burocracia, ela mais chances de inovar e continuar relevante no mercado. “Um dos nossos objetivos é ajudar empresas com um diagnóstico de times, de processos e serviços, para entender onde está o gargalo da jornada, e redesenhá-la com objetivo de promover mais eficiência. Isso pode acontecer, por exemplo, através da digitalização e automatização de processos manuais”, conta a executiva.
- Desenvolva ou use soluções e produtos digitais
Para acelerar um negócio de modo estratégico, o uso de produtos digitais é uma boa alternativa. Uma pesquisa feita pela Forrester Research aponta que melhorar a experiência do cliente no uso de produtos digitais, como sites e aplicativos, pode aumentar as taxas de conversão em até 200%. “Seja a partir da criação de um produto digital do zero ou com a melhoria de um produto já existente. Atuamos com um olhar de 360 graus, pensando desde a estratégia do produto até a evolução dele no mercado. Temos uma equipe especializada em design, engenharia, arquitetura, produto e dados para olhar para todas as partes do produto digital de forma integrada”, afirma Giovanna.
- Aposte nas decisões a partir de dados
Um levantamento da TNS Researchs mostra que empresas que investem em inteligência de dados tendem a crescer 53% a mais do que as que não fazem isso. A coleta e a gestão de dados para uma visão estratégica de negócio por meio de dashboards analíticos auxilia gestores a fazerem escolhas assertivas que aceleram resultados. “Muitas empresas não têm a centralização de dados e as informações ficam espalhadas em diversas planilhas, o que dificulta uma análise crítica. Desenvolver uma inteligência de dados, com informações que não precisam ser coletadas de maneira operacional e que são exibidas de forma visual e acessível é uma ótima opção para as companhia, pois tudo isso permite uma redução do tempo e do custo do processo de análise de dados, além de garantir que as decisões sejam tomadas a partir de informações confiáveis”, finaliza a Diretora de Produtos e Design da Rethink (Fonte: Rethink https://rethink.dev/).