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Planejamento estratégico para 2025 requer atenção em pontos-chaves

em Destaques
terça-feira, 12 de novembro de 2024

Não é segredo para empreendedores e empresários, que o planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas em um ambiente de negócios em constante mudança, como o que vivenciamos em todo o mundo.

“À medida em que nos aproximamos de 2025, várias tendências e desafios emergem. Essa realidade exige uma abordagem proativa e adaptativa por parte das empresas, independente do segmento de atuação”, afirmam SilvineiToffanin e Márcia Abreu, sócios e diretores da Direto Group– consultoria de wealth management com quase 30 anos de mercado.

Diante do atual cenário, os especialistas em gestão de negócios e contabilidade destacaram alguns dos aspectos que consideram como pontos de atenção a serem considerados pelas empresas na hora de definir o planejamento para o próximo ano. São eles:

  1. – Transformação Digital – A digitalização continua como um dos pilares no universo dos negócios. Por isso, os especialistas recomendam que as empresas avaliem suas capacidades tecnológicas e invistam em soluções que não só aprimorem a eficiência operacional como a experiência do cliente. A adoção de inteligência artificial e ferramentas de automação de processos e análise de dados serão benéficas na hora de tomar decisões mais assertivas.
  2. – Sustentabilidade e Responsabilidade Social – As práticas sustentáveis seguirão no alvo das companhias em todo o mundo, especialmente diante da grande transformação climática vivenciada nos últimos anos. Assim, os executivos orientam que as empresas avaliem maneiras de levar mais sustentabilidade aos seus negócios, especialmente com a adoção de práticas que minimizem o impacto ambiental. Entre os benefícios desse movimento podem ser conquistadas as economias de custo e melhoria da reputação da marca.
  3. – Resiliência e Gestão de Riscos – Imprevistos, como pandemias e crises econômicas, ressaltam a importância da resiliência como característica forte nas empresas. A orientação de Abreu e Toffanin para todas as companhias é de que elaborem planos de contingência e estratégias de gestão de riscos a fim de estarem preparadas para futuros desafios e garantir a continuidade dos negócios.
  4. – Inovação Contínua – Outra recomendação é ter a inovação como um componente central do planejamento estratégico. As empresas devem estabelecer uma cultura de inovação em todos os seus departamentos, além de incentivar a experimentação e a criatividade.
  5. – Adaptação às Mudanças do Mercado – Com o cenário econômico e social em constante evolução, é obrigação das empresas que estejam atentas às mudanças. É essencial ficar de olho nas preferências dos consumidores e nas dinâmicas de mercado. Para isso, as análises de mercado regulares e a busca por feedback contínuo dos clientes são essenciais. Dessa maneira, torna-se possível ajustar a estratégia conforme necessário.
  6. – Sucessão – Ter um plano de sucessão e continuidade de negócios é outro ponto que precisa estar previsto no plano empresarial, segundo os profissionais. Identificar, definir e iniciar o processo de formação dos sucessores são tarefas que levam tempo e precisam ter sua execução iniciada de maneira antecipada, de forma que o futuro comando dos negócios esteja alinhado com a condução das ações, planos de crescimento, objetivos futuros, etc.
  7. – Reforma Tributária – Neste momento do país, um bom planejamento estratégico precisa levar em consideração a Reforma Tributária em andamento. É fundamental que as equipes das empresas estejam de olho nas movimentações do governo, nos prazos e impactos que a nova reforma trará para o ambiente de negócios a fim de realizar as adaptações que forem necessárias em tempo hábil.
  8. – Monitoramento e Avaliação – Um bom plano estratégico não termina com a sua elaboração. Por isso, é importante estabelecer métricas e indicadores de desempenho, que permitam o monitoramento contínuo dos resultados. Além disso, avaliações regulares ajudam a identificar áreas de melhoria e a ajustar a estratégia conforme necessário.

O planejamento estratégico para 2025 deve ser dinâmico e flexível, capaz de se adaptar às rápidas mudanças do ambiente de negócios. Ao considerar esses pontos de atenção, as empresas estarão bem-posicionadas para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgirem. –
Fonte e mais informações: (www.diretogroup.com).