Estudo realizado com mais de 700 escritórios apresenta o raio-X da comunicação do mercado contábil
A HubCount, startup do mercado contábil, realizou, em parceria com a Linx, especialista em tecnologia para o varejo – ambas do grupo StoneCo, a pesquisa “O Mercado Contábil”, com o objetivo de entender quais são as expectativas do mercado contábil no Brasil e mensurar qual a importância que o setor direciona para o marketing de suas empresas.
No total, 53% dos entrevistados responderam que suas empresas não possuem uma estratégia de marketing ativa. Em paralelo, 25% dos profissionais afirmaram que a empresa tem uma equipe interna responsável pela área.
Quando analisados os métodos de comunicação dessas empresas, as mídias sociais aparecem como o principal canal de divulgação, especialmente o Instagram (65%) e o WhatsApp (55%), o que reflete a forte presença dessas redes na vida dos seus clientes atualmente.
Além disso, o Facebook (44%) e o Google (35%) também são redes importantes para esse nicho. Por outro lado, canais tradicionais de divulgação, como panfletos (55%), outdoor (3%) e rádio (2%) são menos utilizados.
A pesquisa mostrou que 38% dos profissionais consideram as redes sociais muito importantes para o crescimento do seu negócio, enquanto 18% não enxergam a importância dessas ferramentas. Outro fator interessante é que 25% dos entrevistados acham que possuir um site não interfere diretamente na captação de leads.
Para Wesley Toppani, diretor de marketing da HubCount, “embora pareça conservador, o mercado de contabilidade está evoluindo em relação à comunicação, isso porque, além de compreenderem a importância das redes sociais na estratégia de marketing, os escritórios de contabilidade que participaram da pesquisa têm buscado investir em grandes canais, como Instagram e WhatsApp.”
A pesquisa HubCount/Linx ouviu mais de 700 escritórios de contabilidade de todo o país, sendo que 70% dos entrevistados possuem cargos de liderança, como sócios, diretores e coordenadores.
O levantamento completo, com todos os tópicos explorados e tendências do setor, pode ser acessado no site ‘O Mercado Contábil’.