193 views 7 mins

Pensando em participar de um leilão? Confira dicas para não cair em um golpe

em Destaques
sexta-feira, 31 de março de 2023

Os leilões online estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores, mas é importante ter cuidado para não cair em golpes. Para ajudar os compradores a se protegerem, separamos algumas dicas essenciais. O golpe de leilão falso é uma fraude em que uma pessoa ou grupo de pessoas cria um site de fachada para enganar os participantes e ganhar dinheiro de maneira desonesta.

Normalmente, esses golpistas criam um site ou enviam convites falsos para um leilão que parece legítimo, mas não é. Eles podem oferecer produtos ou serviços que não existem ou que não estão nas condições anunciadas. Também podem definir preços de lance mínimos muito baixos para atrair compradores, mas depois aumentar os preços no decorrer do leilão, deixando os participantes presos em lances que acabam sendo mais altos do que o valor real do produto.

Alguns golpistas também podem pedir aos participantes que paguem uma taxa de inscrição ou depósito antes de participar do leilão, mas depois desaparecem com o dinheiro. Juliana Gallo, responsável pelo setor de Atendimento na Globo Leilões, uma das principais casas leiloeiras do Brasil, separou algumas dicas que ajudam a evitar cair nesses golpes.

  1. – Tome cuidado com o site e busque informações – Antes de participar de um leilão, é importante verificar se a empresa organizadora é idônea e tem boa reputação no mercado. Faça uma pesquisa sobre a empresa e verifique se ela tem algum histórico de reclamações ou problemas com clientes anteriores. Sempre confira o endereço do site.

Normalmente, os endereços de sites oficiais são terminados em “.com. br” e são registrados no Brasil (registro BR) e os sites falsos terminam barra br, ao invés de ponto e são registrados fora do Brasil para que os responsáveis não sejam identificados. Além disso, busque se existem reclamações nas redes sociais ou outros canais, Reclame Aqui e PROCON, por exemplo.

Desconfie de informações que se contradizem, como números de telefone e aparência do logotipo da empresa. Confirme também se a descrição dos anúncios é condizente com as fotos e se o nome da empresa/endereço do site estão escritos com a grafia correta.

  1. – Erros de português são comuns – Por não ser um site oficial preparado para um leilão, algumas falhas gramaticais podem aparecer. Se o erro for muito perceptível, é melhor confirmar os dados e até mesmo perguntar para algum familiar ou colega que já esteja familiarizado com leilões.
  2. – Verifique as condições do item leiloado – Ao ler o edital do leilão, é importante prestar atenção às condições do item leiloado, como estado de conservação, garantia, forma de pagamento, entre outras informações relevantes. Certifique-se de que está de acordo com as condições estabelecidas antes de dar seu lance.
    Faça uma vistoria prévia

Se possível, faça uma vistoria prévia do item leiloado para verificar seu estado de conservação e se está em conformidade com as informações do edital. Muitas empresas permitem que os compradores vejam os itens antes de dar seus lances, o que é uma boa oportunidade para evitar surpresas desagradáveis.

  1. – Não faça depósitos antecipados – Nunca faça depósitos antecipados sem ter certeza da veracidade da informação. Golpistas costumam pedir depósitos antecipados para garantir a participação do comprador, mas desaparecem logo em seguida. Se for preciso fazer um depósito, certifique-se de que é para a empresa organizadora do leilão e não para terceiros.
  2. – Utilize meios de pagamento seguros – Sempre que possível, utilize meios de pagamento seguros, como cartão de crédito, transferência bancária ou boleto bancário, evitando o pagamento em dinheiro ou depósito em conta corrente de pessoas físicas ou em nome de pessoas que não sejam o leiloeiro que esteja conduzindo o certame. Esses meios de pagamento são mais seguros e garantem que o comprador tenha mais controle sobre a transação.
  3. – Desconfie de preços muito baixos – Fique atento a preços muito abaixo do valor de mercado, pois podem ser indícios de fraude ou itens de procedência duvidosa. Verifique o histórico do item leiloado e certifique-se de que o preço está condizente com o mercado.
  4. – Acompanhe o processo de entrega do item – Certifique-se de acompanhar o processo de entrega do item, verificando se está em conformidade com as informações do edital e se está em boas condições. Se possível, tire fotos ou faça um vídeo do momento da entrega, para ter uma prova caso haja algum problema futuro.
  5. – Anúncios não são 100% confiáveis – Ao fazer pesquisa pelo Google, por exemplo, verifique se o título do anúncio pago e o domínio abaixo são compatíveis. As pessoas têm a tendência de acreditar que são seguros por serem patrocinados.
    Essa forma de aparecer na mídia pode ser uma estratégia para você entrar no link sem olhar as páginas abaixo ou a página oficial do leiloeiro. Prefira sempre pesquisar um nome de leiloeiro confiável e, na parte direita da tela, você encontrará informações como endereço, telefone e o website oficial. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.globoleiloes.com.br).