Deputado próximo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o líder do PSC, André Moura (SE), protocolou na tarde de ontem (21), requerimentos de acareação envolvendo a presidente Dilma Rousseff e os ministros Aloizio Mercadante e Edinho Silva.
Os requerimentos pedem acareação da presidente da República com o doleiro Alberto Youssef e dos ministros com o do dono da UTC, Ricardo Pessoa, na CPI da Petrobras, comandada por outro aliado de Cunha, o deputado Hugo Motta (PMDB-PB).
Os requerimentos de acareação vêm como resposta a ameaças feitas por parlamentares governistas de pedirem uma acareação entre o presidente da Câmara e o lobista Julio Camargo, que acusou Cunha de pedir propina no valor de US$ 5 milhões. A delação ampliou a crise entre Executivo e Legislativo. Deputados do PT e do PSOL já informaram que pediriam a acareação envolvendo o peemedebista.
Para que as acareações ocorram, elas precisam ser aprovadas pela CPI. Motta já marcou as oitivas de J.W.Kim, presidente da Samsung Heavy Industry no Brasil, e Shinji Tsuchiya, da Mitsui, para 5 de agosto, na volta do recesso parlamentar. No dia seguinte, está marcada a acareação entre Youssef e Paulo Roberto Costa (AE).