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Os maiores acertos na hora de apresentar seu negócio aos investidores

em Destaques
quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O universo das startups tem ganhado destaque no mercado ano após ano. Com soluções inovadoras são elas quem transformam o universo dos negócios. Com toda essa projeção e milhares de ideias, as startups ganharam o mundo do entretenimento, que tem investido cada vez mais em programas e reality shows que busquem negócios interessantes para empresários, conhecidos como investidores-anjo, para que eles possam apoiar a jornada empreendedora.

Há pouco mais de um mês a Sony Channel anunciou que o Shark Tank Brasil, programa que oferece aos empreendedores a chance de apresentar suas ideias para grandes empresários e sair de lá com um investimento, gravou a quinta temporada do reality show no Brasil, fato importante para centenas de novos negócios que passaram pela análise de forma remota e virtual por uma equipe de analistas.

Para ter sucesso no reality show, que é um dos mais disputados do mundo, é preciso fazer um pitch para os tubarões, ou seja, os investidores que realizam uma série de perguntas após a apresentação de cada um dos participantes.

Titubear no momento em que se apresenta a empresa e informações relevantes pode ser um caminho sem volta para a captação do investimento e por isso, Diogo Garcia e André Mainart, que estão entre os analistas do programa e são cofundadores da Confraria do Empreendedor, rede de apoio à jornada empreendedora que movimenta o cenário de inovação aberta e potencializa o empreendedorismo por meio da diversidade de negócios, listaram alguns dos maiores acertos na hora de fazer o seu pitch

Confira algumas dicas e pontos importantes:

• Tenha um storytelling. Conte a história com uma sequência que engaje o investidor
• Qual problema sua empresa pretende resolver?
• Qual o tamanho do mercado e como sua empresa se posicionará neste mercado?
• Qual a sua solução para o problema? Tente deixar claro qual é esta solução e a proposta de valor para seu cliente.
• Quais são os seus diferenciais? Se tiver depoimentos de clientes, utilize-os de forma breve!
• Qual o seu modelo de negócio e como/onde você vende?
• Quantos clientes você já possui? (Caso já tenha clientes)
• Em qual estágio sua empresa está?
• Pense bastante em como fundamentar o pedido de investimento. Quanto quer pedir e até quanto quer ceder de percentual de equity? O investimento será utilizado para quê? Qual investidor pode te prover o melhor ativo como, por exemplo, experiência e rede de relacionamento?
• Esteja familiarizado com os números de custos, margem e receita – Isto é fundamental!
• Quem faz parte do time e quais suas experiências e atribuições no segmento?
• Identifique quais os principais riscos e incertezas do seu negócio, pois os investidores podem fazer perguntas justamente sobre este ponto.

Todas as dicas foram baseadas nas experiências que os executivos tiveram no Shark Tank Brasil como avaliadores e no conhecimento adquirido ao longo dos anos. Inclusive com a Confraria do Empreendedor, que reúne empreendedores, investidores e executivos que passaram por muitos desafios e que puderam contribuir no processo de seleção dos empreendedores para o programa.

Para a temporada deste ano, mentores membros da Confraria do Empreendedor com experiência sólida em diversas áreas, participam de uma série de testes com empreendedores de todo o Brasil. “Para a confraria, esta parceria é um reflexo da relevância da comunidade no ecossistema empreendedor e que se traduz nesta frente com o propósito da comunidade: colaborar, compartilhar e conectar para ajudar empreendedores em suas jornadas”, afirma Diogo Garcia.

O ano de 2020 é atípico. Milhares de pessoas perderam seus empregos e passaram a investir no próprio negócio. Segundo o Portal do Empreendedor só nos primeiros nove meses deste ano o aumento de brasileiros que passaram a empreender com abertura da MEI foi de 14,8% em relação ao mesmo período em 2019. De acordo com Natália Lazarini, gestora e também cofundadora da Confraria do Empreendedor, o número de empresários e executivos que procuraram a Confra neste ano teve um aumento de 20%.

“É cada vez mais relevante que os empreendedores se conectem com comunidades como a Confra. Lá temos como propósito ampliar as conexões, desde programas de investimento e aceleração até a troca de experiências e aprendizados de jornada com outros empreendedores. Nós nos sentimos honrados em apoiar programas como o Shark Tank Brasil, porque ele tem um papel importantíssimo na vida dos empreendedores e telespectadores que se inspiram e aprendem com o surgimento de novos negócios inovadores”, afirma Lazarini.

A Confraria do Empreendedor e´ agora apoiadora oficial do realizado pelo Sony Channel. Uma equipe de analistas da Confraria apoia no processo de avaliação de cases de empreendedores que serão selecionados para o programa.

Fonte e mais informações: (https://confra.cc/).