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Os desafios e estratégias na implementação de Inteligência Artificial no Marketing

em Destaques
quinta-feira, 27 de junho de 2024

Ligia Fujimoto (*)

A inteligência artificial (IA) está redefinindo o panorama tecnológico, promovendo inovações que eram inimagináveis há alguns anos. Segundo o estudo Global AI Adoption Index, apenas no Brasil, 41% das empresas já implementaram ativamente Inteligência Artificial em suas operações.

Em questões financeiras, a expectativa é que o mercado de Inteligência Artificial cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 31,22% nos próximos cinco anos, indicando uma expansão na adoção dessa tecnologia em vários setores, principalmente nas áreas de marketing.

Ou seja, equipes de marketing que adotarem tecnologias de IA e automação desde já vão sair na frente, não apenas revolucionando a maneira de se comunicarem e interagirem com seus consumidores, mas com alto ganho de produtividade e melhor retenção de talentos.
No entanto, apesar desse potencial transformador, grande parte das equipes de marketing estão usando a GenAI apenas para algumas tarefas operacionais, como geração de conteúdos e criativos.

Para ter ganhos ainda maiores de produtividade e otimização do trabalho, é necessário ir além e aprofundar o uso, através de automações e integrações entre diversos sistemas, possibilitando extrair o máximo das diversas ferramentas já utilizadas e direcionar o time para tarefas mais estratégicas.

Entretanto, implementar essas soluções de IA em marketing apresenta uma série de desafios que os profissionais precisam enfrentar para obter sucesso, desde a falta de conhecimento técnico, preocupações com segurança e a dificuldade em integrar a GenAI nos processos e ferramentas, até desafios com estratégias de marketing e medir o retorno sobre o investimento (ROI).

Baseado no mesmo estudo Global AI Adoption Index, 17% das empresas apontam ter habilidades de IA limitadas e falta de conhecimento e/ou experiência. A implementação eficaz de IA requer competências específicas que podem estar fora do escopo das habilidades tradicionais de marketing.

Para uma implementação bem-sucedida de IA em marketing, é importante encarar os desafios com uma estratégia bem definida, que inclui a garantia de dados de alta qualidade, a medição precisa do ROI, a integração adequada com sistemas existentes, a proteção da privacidade dos dados e o investimento em habilidades e treinamento da equipe. Além disso, manter-se atualizado com as tendências e tecnologias emergentes é essencial para aproveitar ao máximo as capacidades da GenAI.

Para isso, investir em empresas experts em tecnologia e inovação é a melhor alternativa para apoiar empresas que querem surfar nessa onda com a garantia de utilizar plenamente o potencial da IA com segurança, alinhada às políticas de TI e obter o real retorno, que vai desde ganhos de produtividade, redução de custos, até inovações.

Algumas dessas empresas, oferecem soluções que apoiam os gestores a reduzirem os riscos de investimentos garantindo ROI positivo, como o caso a solução AI Labs da Objective, que atua tanto na definição da estratégia de aplicação da IA, identificando processos e experiências que podem oferecer maior ganho com menores riscos, até a criação e implantação de plataformas com GenIA personalizadas e consumidas no modelo SaaS.

. Caso de aplicação com AI Labs – Entre tantas possibilidades e desafios da área de marketing, a Objective, empresa especializada em experiências digitais, oferece o AI Labs, um laboratório de inovação focado em desenvolver e prototipar soluções de IA que são tão seguras quanto eficientes.

A união do conhecimento técnico em mais de 28 anos de atuação em desenvolvimento de sistemas e o entendimento consolidado de negócios, com mensuração de ROI e definição de metas claras, direciona os projetos da Objective para um desenvolvimento de soluções personalizadas e alinhadas à estratégia corporativa, com diferentes modelos de contratação.

Os casos de aplicação vão desde especialistas digitais de conteúdo, que envolve automações para SEO, com organização de banco de dados e sugestão de melhorias baseadas nos critérios de SEO onpage até sugestão de novos conteúdos e traduções automatizadas em diversos idiomas com alta qualidade e velocidade.

Além disso, em conjunto com plataformas de experiências digitais (DXP), existem inúmeras possibilidades voltadas à experiência dos consumidores, com sugestão de conteúdo para as páginas baseadas no comportamento dos consumidores ou otimizações voltadas para a conversão. Já do ponto de vista de atendimento ao cliente, os chatbots também ganharam um novo patamar, ainda mais inteligentes, tanto na captação de dados quanto na interação em si com respostas mais precisas e uma conversação natural.

Já, para os líderes de CX e atendimento, o desafio de ter pessoas bem treinadas e seguindo adequadamente os processos pode ser minimizado com o uso da GenAI para categorizar chamados e reclamações, avaliar sentimentos, direcionar próximos passos com base em processos bem estruturados e dados históricos, e ainda sugerir ou enviar diretamente as respostas aos clientes, reduzindo tempo de atendimento, elevando a performance de todo o time e melhorando a satisfação dos consumidores.

(*) – É Diretora de Marketing da Objective (https://www.objective.com.br/).