141 views 2 mins

Oposição defende investigação de MP ‘comprada’ no governo Lula

em Destaques
quinta-feira, 01 de outubro de 2015

Senadores e deputados de oposição defenderam ontem (1) a realização de uma investigação em torno da licitude da MP 471, cuja edição em 2009 teria sido “comprada” por meio de lobby e de corrupção para favorecer montadoras de veículos, conforme noticiou o jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com investigação da Polícia Federal, empresas do setor negociaram pagamentos de até R$ 36 milhões a lobistas para conseguir do Executivo um “ato normativo” que prorrogasse incentivos fiscais de R$ 1,3 bilhão por ano. O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), informou que vai protocolar um requerimento para que o ex-presidente Lula, seu filho, o ex-ministro Gilberto Carvalho e os executivos investigados pela PF expliquem a transação na Câmara.
Para o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), este é mais um sinal da degradação do ambiente político. “Eu sabia que às vezes havia negociações monetárias a respeito de ‘jabutis’ (inclusão de assuntos alheios ao escopo principal) sobre medidas provisórias. Agora, pelo visto, já saem jabutis de lá (Executivo). A negociação já vem de lá”, disse.
O senador tucano disse que “esse é um assunto para a esfera policial”, mas defendeu que a CPI que investiga irregularidades no Carf aprofunde as investigações sobre as denúncias. “É um assunto que deveria ser aprofundado na CPI”. Para ser publicada, a MP passou pelo crivo da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (AE).