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Operador logístico focado inteiramente em marketplace

em Destaques
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O Fulfillment, ou Order Fulfillment, é um termo que vem se tornando cada vez mais popular no universo dos e-commerces e marketplaces. A expressão se refere a todo o conjunto de processos operacionais e logísticos que um canal online de vendas demanda, desde o momento em que cliente realiza o pedido até o recebimento do produto em seu endereço.

Criada em dezembro de 2022, a Petinoli Fulfillment é idealizada por Rodrigo Garcia – diretor-executivo da Petina Soluções Digitais – e Marcelo Andreoli, especialistas em operações de marketplaces. Eles decidiram unir suas amplas experiências no ramo para atender às necessidades de canais de compras online de diversos segmentos – como Amazon, Mercado Livre, Carrefour, Netshoes, Renner, entre outros.

“Visamos otimizar a questão logística para os comerciantes do varejo digital, a Petinoli promete absorver toda a demanda do empreendimento além de buscar entender a operação de cada cliente, independente do sistema utilizado, e encontrar a solução mais adequada para cada pendência. Dessa forma, os processos que englobam a comercialização de produtos online, se tornam mais ágeis e eficientes, impactando diretamente na experiência de compra dos consumidores”, resume Garcia.

O executivo ressalta ainda que a Petinoli “tem estrutura adequada para atender pequenas, médias e grandes empresas” e a agilidade na entrega é garantida”. “Trabalhamos com o Envio Flex, temos parceria com as principais empresas homologadas pelo Mercado Livre para atendimento do Flex na região de SP e Grande SP, por isso conseguimos entregar no mesmo dia para essas regiões”, ressalta ele.

A atuação de um operador logístico envolve diversas etapas e um passo a passo bem definido:

  1. – Recebimento e armazenagem dos produtos – Seja do fornecedor ou do próprio vendedor, não é necessário agendamento prévio para o recebimento da mercadoria. “Assim que os produtos chegam, passam por vistoria, na qual são validadas possíveis avarias, e o recebimento é sistematizado para que o cliente possa acompanhá-lo online e em tempo real.

A instalação conta com seguro contra roubo e incêndio, garantindo a segurança. Assim, os itens podem ser armazenados e devidamente etiquetados para que, posteriormente, a separação e despacho ocorra de maneira mais rápida”, resume Garcia.

  1. – Organização dos pedidos – Essa etapa pode acontecer com o recebimento através do ERP (tiny e bling) do vendedor, realizando a emissão da nota fiscal e geração da etiqueta. “Caso a operação seja feita por um sistema diferenciado, as notas fiscais são recebidas pelos vendedores através da nuvem”, explica o executivo.
  2. – Picking e Packing – Picking – conhecido também como o processo de separação dos pedidos-, é realizado por onda e conforme a exigência dos canais de vendas digitais. Enquanto o packing, corresponde ao empacotamento dos produtos, que são embalados conforme a necessidade e fragilidade determinada. “A conferência dos itens é realizada em dois momentos para garantir que o cliente irá receber exatamente o que pediu”, afirma.
  3. – Expedição e entrega dos produtos – A expedição dos pedidos é um diferencial, pois todos os pedidos aprovados até às 14h são liberados nos pontos de envio, coleta ou para transportadoras que consigam entregar no mesmo dia. A entrega para os pontos de coleta dos marketplaces ou correios é feita por uma frota especial que assegura o prazo e o compromisso com o cliente.

“É importante destacar que a Petinoli Fullfilment também trabalha com envios full do Mercado Livre, envios flex em parceria com empresas homologadas pelo ML para a região de SP e Grande SP. Em casos de cancelamento ou devolução, a logística reversa é por conta da própria empresa, que cuida desde a geração do código até o recebimento físico do pedido”, salienta Garcia.

Existem diversas vantagens em terceirizar a operação logística de um marketplace, mas proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente com certeza é um dos pilares. “Através dela, é possível atrair o olhar positivo do consumidor em relação à marca, bem como conquistar a fidelidade com o serviço prestado”, finaliza o fundador da Petinoli. – Fonte e outras informações: (https://petina.com.br/).