149 views 5 mins

Opções: por que elas devem estar na sua estratégia neste ano

em Destaques
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023

No terceiro trimestre do 2022, 4,6 milhões de pessoas físicas investiram em renda variável no Brasil, um crescimento de 35% se comparado ao mesmo período de 2021.

O levantamento realizado pela B3, Bolsa de Valores de São Paulo, também apontou 200 mil investidores a mais nessa modalidade do que no segundo trimestre do ano passado e que a maior parte deles está abaixo dos 40 anos buscando diversificar a carteira.

Ainda de acordo com a pesquisa, pessoas físicas representam 16% de todo o volume negociado no mercado à vista da B3. O mercado financeiro é instável e para operá-lo é preciso lidar com as altas e baixas dos preços que podem ser alterados sem aviso prévio, por causa de fatores externos e que impactam a economia.

Esse ano o cenário não será diferente, principalmente devido a insegurança econômica, e optar por estratégias que oferecem menos risco, como as Opções, podem trazer tranquilidade antes da aplicação do dinheiro.

“Esse mercado surgiu com a finalidade de trazer proteção para os investimentos, sejam eles o seguro para a carteira ou ações e até mesmo contra a alta do dólar, podendo ser utilizado de diferentes maneiras”, explica Leo Dutra, especialista em Mercado de Opções e Analista-Chefe da Invius Research.

“Com esses contratos dá para gerar renda extra, melhorar o desempenho e otimizar a carteira, fazendo com que o resultado consiga performar acima da média mesmo sem exercer grandes escolhas ou acertar qual vai ser o ativo do momento”, complementa.

Como Opções são acordos que garantem ao seu comprador o direito de comprar ou vender uma ação por um valor já estabelecido em uma data pré-determinada, elas também podem ser usadas para diminuir o valor do ativo no mercado.

“Justamente por conseguir utilizar as Opções para reduzir o preço médio de uma ação, não é necessário que ela seja a que está em destaque, diversificando ainda os investimentos”, ensina Leo. Para o investidor que quer operar com menos risco, existem diversas formas de atuar com Opções, sendo algumas conservadoras e outras mais arrojadas.

“Além de proteger as ações, pode-se especular e fazer a movimentação direcional do mercado, gerar dividendos sintéticos, renda e ganhos exponenciais”, argumenta o especialista. “De acordo com as estratégias da sua carteira, é possível todo mês fazer renda recorrente, vendendo as Opções para alguém e recebendo a renda, trabalhando como se fosse uma seguradora”, elucida.

Para Leo, é importante que o investidor aplique parte do retorno que já tem com renda fixa, por exemplo, para estratégias mais audazes com Opções. “Assim não há comprometimento do capital principal, apenas uma parte da rentabilidade que ele já teria, acarretando melhor performance, mesmo que conservadora”, finaliza. Para auxiliar nas estratégias com Opções, o especialista tem algumas dicas. Confira:

1 – Lembre-se que nem todas as ações possuem liquidez nas Opções: por isso, é importante entender todos os detalhes das operações que você está fazendo na Bolsa.

2 – Se atente para o prazo dos seus contratos de Opções: todas as datas devem ser cumpridas, seja para o exercício do direito de compra ou de venda.

3 – Tenha uma reserva de emergência: dinheiro para eventuais necessidades é preciso não só para honrar prejuízos, mas também para dar segurança na hora de realizar as operações.

4 – Analise o tamanho da sua carteira de ações e o quanto você ficaria desconfortável se fosse obrigado a se desfazer dos seus ativos: estar ciente sobre os seus investimentos e ter controle financeiro é a chave para o sucesso.

5 – Avalie as vantagens e desvantagens: como toda atividade financeira, riscos são possíveis e esperados, então, quanto mais você conhecer o segmento que atua, mais informações vai ter para criar estratégias e fazer dinheiro com inteligência. – Fonte e outras informações: (https://www.invius.com.br/).