Guilherme Seleguim
Você já ouviu a expressão “talk to your data”? Na tradução para o português, o termo significa “conversar com seus dados”. Isso é, cada vez mais, vemos ser enfatizada a importância da gestão de dados, a fim de garantir o sucesso das organizações.
Afinal, mais do que extrair registros e informações, é fundamental realizar a análise de dados em tempo real, criando um diálogo que permita total compreensão do negócio – algo que pode ser realizado por meio do conceito de observabilidade.
Como o próprio nome diz, essa prática nada mais é do que observar todo o sistema da empresa, para compreender qual o seu atual estado interno ou externo. E, embora o conceito seja, naturalmente, atribuído à área de Tecnologia da Informação (TI), é possível também aplicá-lo em outras vertentes da companhia como, por exemplo, nos dados.
Ou seja, por meio desse princípio, é possível analisar toda a infraestrutura organizacional, desde a produção, tendências, padrões, gargalos, integração de processos, até mesmo avaliar o comportamento do colaborador em relação à sua produtividade e, a partir da conquista da inteligência do negócio, atribuir melhorias que garantam o seu desempenho e eficiência.
A aplicação da observabilidade ganha ainda mais importância na gestão de dados, considerando que, de acordo com o relatório “Data Age 2025”, realizado pela International Data Corporation (IDC), espera-se que, até 2025, a quantidade de dados gerados no mundo alcance 175 zettabytes, um aumento significativo em comparação aos 33 zettabytes gerados em 2018.
Embora sempre que falamos sobre conceitos de tecnologia, criem-se dúvidas ou receios quanto à sua aplicação, no caso da observabilidade, não é necessário. Isso porque, a atribuição da prática no dia a dia dificilmente será algo que trará algum tipo de obstáculo devido à sua simplicidade e abrangência.
Entretanto, para garantir o seu sucesso, é crucial ter bem estabelecido um olhar crítico. Isso é, de nada adianta ter mecanismos de extração de dados, sem que haja uma atuação precisa para analisá-los e interpretá-los, a fim de obter insights promissores que auxiliem na geração de relatórios e diagnósticos que favoreçam o processo de tomada de decisões rápidas e estratégicas para o negócio.
Realizar a gestão de dados não é algo que acontece da noite para o dia, visto que, para sua execução, é necessário o envolvimento de toda a organização no processo de envio, análise e extração. Por isso, torna-se fundamental alinhar a cultura da empresa em prol dessa prática, para que o time atue em total sincronia e aplique os conceitos de inovação.
Afinal, cada vez mais, é enfatizada a importância dessa gestão para decisões ágeis. Desta forma, cabe às empresas que ainda não têm fundamentado essa prática mudarem, desde já, sua conduta, a fim de acompanhar o atual movimento de transformação digital no mercado.
O primeiro passo para isso é, sem dúvidas, adquirir ferramentas de observabilidade que apoiem no fornecimento e extração de informações, para melhor compreensão do negócio tanto do ponto de vista interno quanto externo, a fim de fortalecer o relacionamento com toda a cadeia produtiva.
Quanto a isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem é uma excelente alternativa. Afinal, o time de especialistas pode apoiar a companhia desde o processo de escolha de ferramentas que permitam fazer a observabilidade, até mesmo na melhor orientação de qual o melhor caminho a ser seguido em concordância com a estratégia corporativa. A tendência é que a gestão de dados continue crescendo nas organizações.
Diante disso, estabelecer o princípio da observabilidade nas operações da empresa ajudará a garantir sua melhor atuação frente ao mercado altamente competitivo, o qual exige, diariamente, agilidade nas tomadas de decisões que, como tudo na vida, não devem ser decididas de forma precipitada, mas somente após uma conversa esclarecedora.
(*) – É Squad Leader e Product Owner da Viceri SEIDOR (www.viceri.com.br).