167 views 4 mins

O uso inteligente de dados pode potencializar resultados de negócios

em Destaques
segunda-feira, 14 de março de 2022

Por muito tempo, a área de marketing foi vista apenas como uma parte criativa das empresas, existindo para elaborar ações e engajar consumidores. Mas, conforme mais empresas investem no digital, entender e otimizar o enorme fluxo de dados que as campanhas fornecem se tornou vital, visto que as pessoas tornaram-se altamente seletivas na escolha das mídias de marcas que se envolvem.

Nesse contexto, a triggo.ai, startup focada em desenvolver produtos e soluções personalizadas voltadas para Data Analytics e Inteligência Artificial, explica o porquê o uso de Marketing Analytics traz resultados eficientes.

“O Marketing Analytics estuda dados coletados por meio de diversas campanhas para entender e definir padrões como comportamento do consumidor, preferências regionais criativas e muito mais. O objetivo dessa abordagem é usar esses insights para criar ações personalizadas e otimizar campanhas futuras com base no que foi bem-sucedido e não olhar apenas uma métrica de maneira isolada”, explica Pedro Folim, head de produtos da triggo.ai.

Com o aumento do comportamento crítico do consumidor, se as marcas quiserem chamar a atenção do comprador ideal, elas devem confiar em análises para criar anúncios pessoais direcionados com base em interesses individuais, em vez de associações demográficas mais amplas. Isso permitirá que as equipes de marketing veiculem o anúncio certo, no momento mais propício, pelo canal mais assertivo para levar os consumidores ao longo do funil de vendas.

O Marketing Analytics está relacionado ao conceito de explosão de dados no mundo digital. “Hoje as empresas têm uma quantidade gigantesca, quase infinita, de dados disponíveis sobre seu desempenho, mercado, consumidores e concorrentes. Mas eles sozinhos, sem aplicação, são inúteis.

Assim, trazer uma análise de marketing para se concentrar nesses dados, criar uma estrutura e cultura orientadas por eles, permite que se rastreie, colete e analise essas informações de forma estratégica para atingir seus objetivos”, diz Folim.

De acordo com projeções do The CMO Survey, haverá um crescimento médio de 14,7% nos investimentos de marketing digital ao longo de 2022, comparado com apenas 5% no marketing off-line. Sendo que, 65% das empresas irão focar em investir em Data Analytics e IA como recurso principal. Isso mostra que as empresas já entenderam que: saber usar dados para entender contextos, aproveitar oportunidades e minimizar riscos, gera melhores resultados.

“Conforme avançamos para a era do ‘novo normal’, os desafios enfrentados pelas corporações aumentaram consideravelmente. A transformação digital criou uma corrida pelo ouro no comércio eletrônico, à medida que mais concorrentes lutam por conversões online. Isso faz com que a expectativa dos consumidores cresça exponencialmente.

O Marketing Analytics com certeza desempenha parte fundamental para acompanhar essas mudanças e em ajudar as empresas a gerar experiências personalizadas para seus clientes”, finaliza Pedro. – Fonte e mais informações: (https://triggo.ai/).