As tecnologias vêm dominando cada vez mais espaço no que tange inovação, serviços e praticidade. Parte dos processos estão usufruindo das vantagens ao mecanizar as ações. E as plataformas de pagamento não ficam atrás nesse desenvolvimento. Confira abaixo algumas das tendências relacionadas ao assunto!
. Otimização do pagamento – Proporcionar opções ao seu cliente tem sido quase que uma regra para conseguir acompanhar os avanços das lojas virtuais. Por isso, é fundamental pensar nas formas de pagamento que você disponibilizará no seu negócio. A inovação tem sido uma grande vantagem competitiva, ainda mais quando está relacionada à satisfação do seu público.
Segundo pesquisa TIC Domicílios, em 2018, 43,7 milhões de pessoas compraram pela internet no país, 34% do total de usuários. Dados como esse mostram como os hábitos estão se consolidando por meio da internet. Por isso, é necessário pensar no que pode tornar sua plataforma mais eficaz para conquistar os nativos digitais e reduzir o abandono de carrinho no seu e-commerce.
. Intermediador de pagamentos – “A plataforma faz a integração da loja virtual com múltiplas opções de pagamento de uma só vez. Assim, quando um cliente fecha uma compra, é direcionado para esse intermediador para escolher a forma de pagamento e efetivar a transação, retornando para o e-commerce em seguida”, explica Renato Galletti, gerente de Marketing e Inside Sales da Yapay, unidade de negócios da Locaweb dedicada a transações online.
Por isso, essa vem sendo uma tendência eficaz para driblar a necessidade de desenvolver a tecnologia para lidar com cada forma de pagamento. Com o intermediador, a resolução do problema é fácil e não exige uma ferramenta para cada tipo de transação.
. Gateway. A ferramenta é uma opção de interface que faz a transmissão de dado entre o comerciante, o banco e o cliente.
Segundo Galletti, ela é utilizada para mediar as transações financeiras de compras em lojas virtuais, operando de maneira semelhante a um terminal de cartão de crédito usado no comércio presencial. Ou seja, é um gestor que articula os dados do comprador diretamente com seu adquirente, empresa responsável pelas ações de captura de registros.
. Compensação de boletos – Mesmo parecendo um método mais antiquado, a compensação de boletos tem sido mais rápida e efetiva. Eles podem ser criados a partir de ferramentas online e com os dados pessoais do comprador, facilitando a transição de pagamento.
. Outras possibilidades – Segundo Galletti, o omnichannel promete a possibilidade de realizar a compra e pagar em um sistema interno instalado em algum objeto inteligente em casa. Assim, o cliente tem comodidade e liberdade para administrar seus gastos. “Além disso, o pagamento com vestíveis também irá assegurar essa facilidade, já que roupas ou acessórios inteligentes conectados irão confirmar as transações”, explica o gerente.
. Além do pagamento – “Independente do método aplicado ou mais viável para você, a grande tendência é se atentar a uma boa experiência de compra. O consumo mobile traz a praticidade na forma de pagamento, mas, para isso realmente ser a prioridade do cliente, é preciso garantir a segurança nesse processo. Por isso, é essencial que a experiência do usuário esteja atrelada à segurança”, finaliza Galletti.
Fonte e mais informações: (www.yapay.com.br).