97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas
Eduardo Augusto (*)
O Brasil é o 5° maior usuário de internet do mundo. São 165 milhões de brasileiros conectados, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. E mais: o tempo médio diário online do brasileiro chega a 5,3 horas, segundo levantamento da Data.AI, ficando só atrás da Indonésia, que chega a 5,7 horas de consumo diário.
O que esses números querem dizer? Eu te respondo: existem milhões de potenciais clientes do seu negócio e que podem acessá-lo com apenas alguns cliques.
A aceleração da transformação digital fez com que as empresas passassem a vislumbrar o leque de oportunidades que o digital pode oferecer. E não só para as grandes: uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 70% dos pequenos negócios no país têm presença digital e vendem por meio de redes sociais, aplicativos e internet em geral.
Além disso, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.
Ou seja: de fato não tem mais como adiar a presença digital da sua empresa, e mais: não tem como adiar a construção de estratégias que promovam sua marca na internet. As empresas que não tiverem esse entendimento podem acabar ficando para trás, afinal a internet é o lugar onde grande parte do público-alvo de uma empresa, seja qual for seu segmento de atuação, também está. Essa observação é ainda mais importante para empresas de pequeno e médio porte, que costumam utilizar principalmente suas redes sociais para alcançar novos clientes.
Dentro desse contexto, ressalto que a personalização das estratégias é algo nada menos que crucial. É fundamental saber onde os consumidores da sua marca estão para, então, construir uma base de clientes e saber como se conectar com eles da forma mais assertiva possível.
Eu costumo dizer que não existem soluções prontas para isso. O que existe é um conjunto que soma análise de dados, desenvolvimento de ideias, compreensão do ecossistema em que a empresa está inserida, entre outros. Dessa forma, o caminho a percorrer fica mais claro dentro das estratégias de digital.
Aliás, eu não gosto mais de chamar o Marketing Digital de “Marketing Digital”. Estamos vivendo o digital há mais 20 anos e por incrível que pareça, parece que ainda precisamos criar essa barreira digital. Deixa eu explicar uma coisa aqui para você: não existe mais essa de marketing digital e marketing tradicional.
A vida do pequeno empresário é, em geral, baseada em vender o almoço para pagar o jantar. Estive nesta posição por muitos anos, buscando sempre algo rápido para alcançar meus possíveis clientes. Mas eu mesmo não tinha a menor ideia de quem eu era ou qual problema estava solucionando. O resultado? Falta de identidade da marca, fazendo com que o empreendedor passe de uma possível empresa que soluciona algo, para uma simples prateleira de coisas que qualquer um pode chegar e comprar (se quiser). Sem valor, sem crenças, sem um objetivo claro.
Toda marca deve ter uma identidade, personalidade e estratégias concretas, pois é preciso saber quem você é, para então definir onde quer chegar. Se você não define quem é a sua marca, qual sua postura, valores, tom de voz etc…como as pessoas irão se identificar com ela?
Além disso, clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente e a recomendar uma marca para outras pessoas. Dados mostram que 72% dos consumidores brasileiros estão dispostos a trocar de marca por conta de uma experiência ruim; 64% dos compradores usam as redes sociais para reclamar de uma experiência ruim; e 70% dos consumidores brasileiros são mais propensos a serem leais a marcas que proporcionam boa experiência ao cliente.
Portanto, atente-se a fatores como um atendimento excepcional e personalizado nos seus canais digitais, bem como a simplificação de um processo de compra. Certifique-se de que sua empresa forneça experiências positivas em todas as interações com o cliente. Ao priorizar esse contato, você estará criando um diferencial competitivo para sua marca.
Descubra o que é a sua empresa e o que ela resolve de fato. Se você vende legumes, qual problema você resolve? Qual solução você traz e no que você acredita? Só depois disso você pode pensar para quem você quer vender. Vai ficar até mais fácil de fazer o exercício de persona, pode ter certeza! E você, o que tem feito para sua marca vender mais no digital?
(*) CEO da IDK. Profissional com mais de 15 anos de mercado, com experiência em desenvolvimento de produtos digitais, unindo tecnologia, UX e BI. Saiba mais: https://www.linkedin.com/in/eadebarros/