Antonio Wrobleski (*)
Com alguns anos de estrada liderando empresas e pessoas, um assunto que sempre vem à tona em conversas com outras lideranças empresariais é sobre como produzir mais e melhor e entregar não apenas serviços, mas experiências que fidelizam os clientes. Uma coisa que aprendi ao estudar a gestão em algumas das organizações bem-sucedidas em todo o mundo é que todas elas investem em pessoas, processos e tecnologia para atingir suas metas e objetivos com velocidade, eficiência e precisão.
O segredo é entender a relação entre esses três fatores e saber equilibrá-los para sempre estarem um se apoiando ao outro. Quando pessoas bem treinadas e talentosas seguem processos que comprovadamente otimizam o procedimentos e o negócio como um todo, e ainda são apoiadas por tecnologia de ponta, abre-se um caminho para as empresas chegarem ao destino tão almejado de alcançar e depois buscar constantemente melhorar a eficiência operacional.
Além disso, ao equilibrar pessoas, processos e tecnologia na gestão, as companhias estarão bem mais preparadas para surpreender seus clientes e se tornar um ótimo lugar para atrair e reter talentos. As pessoas são a base de qualquer empresa, principalmente na área de serviços. Com tantas inovações tecnológicas e metodologias de trabalho surgindo ou sendo aperfeiçoadas, mais do que nunca é necessário investir na capacitação das pessoas para lidar com elas.
Pessoas qualificadas são fundamentais para alcançar os objetivos da empresa, uma vez que elas trazem conhecimento especializado e habilidades necessárias para solucionar problemas complexos. Vou dar um exemplo da área de logística, onde tenho grande vivência, mas que cabe para qualquer outro segmento: profissionais qualificados em áreas como análise de dados, Inteligência Artificial e práticas sustentáveis, serão cada vez mais demandados pelas companhias.
Por isso é importante valorizar o desenvolvimento desses profissionais, investindo em treinamentos e programas de capacitação. Isso não só garante a qualidade do trabalho, como também aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores, melhorando o clima organizacional. Os processos são os procedimentos que orientam o trabalho dentro da empresa. É a sequência de etapas que ocorre para se obter os resultados desejados.
Em qualquer empresa é fundamental contar com processos bem definidos e alinhados, que permitam a realização das atividades de forma eficiente, controlando os custos e garantindo a qualidade do serviço. Para isso, é importante investir em uma gestão de processos eficiente, que permita a identificação de gargalos e a implementação de melhorias contínuas.
Os métodos de gestão podem ser aperfeiçoados por meio de conceitos como: Kaizen, que são melhorias capazes de alavancar fatores competitivos e, ao longo do tempo, ocasionar um grande impacto nos resultados; e Lean, que busca eliminar os desperdícios, em diversos níveis, dentro das empresas. Aliado ao uso de tecnologias, esse método fornece os meios para uma gestão eficiente com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.
Por fim, a tecnologia é outro aspecto fundamental para uma gestão de sucesso, afinal, ela facilita o gerenciamento das atividades, a comunicação com os parceiros e clientes, além de contribuir para a redução de custos e a melhoria da qualidade do serviço. Crucial na atual era digital, ela ajuda a otimizar tarefas rotineiras, automatizando-as totalmente ou parcialmente, além de permitir o monitoramento dos processos em tempo real, gerando dados importantes que podem ser integrados ao processo decisório.
Vale lembrar que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar. Seu grande benefício é trazer as informações até as pessoas em vez de as equipes analisarem dados de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias. Já os clientes das empresas poderão, por exemplo, conversar com a IA, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de um produto para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre diversos outros serviços.
Investir em tecnologia é uma excelente forma de otimizar processos e aumentar a eficiência da empresa. Investimentos nessas três áreas – pessoas ,processo e tecnologia – dão suporte ao crescimento sustentável do negócio. Um mix harmonizado desses aspectos na gestão certamente aumentará a probabilidade de um sucesso prolongado, mesmo em um cenário macroeconômico turbulento como enfrentamos atualmente.
Uma empresa equilibrada e bem gerida levando em conta pessoas, processos e tecnologia tem grandes chances de superar mais facilmente momentos mais difíceis.
(*) É presidente da BBM Logística (https://www.bbmlogistica.com.br).