A modalidade promete ser um dos grandes destaques de 2023; mercado já tem ferramentas para adaptar empresas e marcas
Aos poucos, o comércio digital ganhou o coração e a confiança da população. A partir de então, outras modalidades foram surgindo e passaram a fazer parte da jornada de compras dos internautas. O Mobile Commerce, ou M-Commerce, é uma dessas tendências, que ganha projeção a cada dia. O termo em inglês se refere às vendas online realizadas por meio de dispositivos móveis, sejam eles tablets ou smartphones.
O mobile continua sendo o meio favorito de muitos compradores no Brasil, representando 53% das vendas do e-commerce nacional, de acordo com um estudo da Nielsen, instituto de medição, dados e análises de audiência. O crescimento dessa modalidade de compra vem sendo apontado como uma das grandes tendências para 2023 e chamando a atenção de grandes e-commerces.
Para Rodrigo Schiavini, diretor de Negócios da SmartHint – maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao Grupo Magalu —, os lojistas devem estar atentos à personalização do site e à adaptação adequada para os dispositivos móveis, o que vai impactar diretamente na performance. “É importante ter um olhar cuidadoso para as métricas de carregamento das páginas. Uma má performance do site pode comprometer o resultado final e acarretar a uma experiência de compras ruim aos usuários, ou mesmo o abandono de carrinho”, conta.
Um relatório lançado pela consultoria App Annie apontou que, em 2021, os brasileiros passaram quase 6 horas por dia nos celulares. Considerando 8 horas de sono, eles ficaram conectados durante mais de um terço do tempo em que estiveram acordados. Esse reflexo vai ao encontro do cenário promissor das vendas realizadas pelos celulares.
Vale lembrar que já existem no mercado ferramentas que podem auxiliar os lojistas na adaptação de sua presença online para dispositivos móveis. A SmartHint, por exemplo, possui um sistema de busca funcional que proporciona uma jornada de compra intuitiva, com ele a procura pelo produto ideal poderá ser realizada por comando de voz ou até por imagem.
“No momento da busca pelo produto ideal, os consumidores querem facilidade na navegação e assertividade na entrega. Se o site estiver adaptado ao dispositivo móvel, com agilidade e ferramentas de busca facilitadas, eles não precisarão buscar em nenhum outro lugar, nem acessar de outro dispositivo, e sairão satisfeitos”, finaliza Shiavini.