162 views 2 mins

Ministério cria força-tarefa para agilizar reforma agrária

em Destaques
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou uma força-tarefa para identificar áreas que podem ser desapropriadas e mapear famílias acampadas para tentar agilizar a reforma agrária.

Em todo o país, há cerca de 130 mil famílias acampadas à espera de assentamento, segundo o governo. A ampliação da reforma agrária é uma das principais cobranças dos movimentos sociais do campo ao governo da presidenta Dilma Rousseff.
Em 2014, segundo dados mais recentes do Incra, o governo assentou 32 mil famílias. Desde 2011, início do governo Dilma, foram 107 mil famílias assentadas, resultado muito inferior ao de governos anteriores. Com a força-tarefa, um grupo de especialistas fará o mapeamento dos acampamentos no país, bem como um levantamento de terras passíveis de desapropriação, e vai avaliar pontos como a produtividade e fertilidade do solo, a existência de recursos hídricos na região, além de infraestrutura e acesso a mercados nas proximidades.
O ministro Patrus Ananias disse que, após o mapeamento, será possível dar início a um processo mais intenso de assentamento das famílias. Um dos desafios para a evolução da reforma agrária no Brasil é o tamanho e as diversas realidades do país. “Queremos levar as políticas públicas de saúde e educação, por exemplo. Em alguns locais é mais fácil. Mas, no Nordeste e na Amazônia, tem acampamentos que são mais dispersos. [É preciso ter] acesso a cidades, acesso a mercados, estradas, pontes, infraestrutura no local ou próximo” (ABr).