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Mercado propõe novos serviços e produtos para o público acima dos 60 anos

em Destaques
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Um mercado importante para os pequenos negócios e para quem desenvolve novos serviços e produtos voltados às pessoas com 60 anos ou mais – um contingente que já supera os 30 milhões de indivíduos.

Esse é o segmento da economia da longevidade, responsável por movimentar mais de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil e que deve crescer ainda mais, uma vez que as projeções, daqui a 30 anos, sugerem que 1 em cada 4 brasileiros será idoso.

“É necessário pensar que essa parcela da população, formada por um consumidor diferente devido às suas características fisiológicas e sociais, tem suas deficiências físicas e cognitivas, mas tem autonomia, bom poder aquisitivo, dentre outras características. Por isso, precisa de um atendimento diferenciado porque, diferente do que muitos pensam, esse consumidor da longevidade não consome só saúde”, explica o analista de Competitividade do Sebrae Flávio Barros.

Pensando nisso, o Sebrae elaborou um estudo que analisa as oportunidades e tendências de mercado para essa faixa etária. Os setores de segurança, turismo, saúde física e mental, cultura, mobilidade e relacionamento são os que podem mais se destacar nos próximos anos. É uma excelente oportunidade porque esse público valoriza o atendimento presencial e personalizado, são mais fiéis do que as novas gerações, não buscam tantas mudanças, entre outros benefícios.

Barros compartilha algumas dicas para alcançar o sucesso com os clientes mais vividos. “É muito comum encontrarmos as lojas preparadas para atender o consumidor de faixa etária menor, o jovem, mas não para o sênior. É necessária mais paciência do vendedor, pois o idoso demora para se decidir, e o estabelecimento precisa ser acessível, dentre outras coisas. No mercado digital, que o idoso consome bastante, é importante ter anúncios com letras maiores, por exemplo”.

É fundamental tornar a experiência do consumidor mais prazerosa, o que ajudará na fidelização e que ele volte mais vezes, além de promover uma divulgação interessante para a empresa. Pensar em estratégias de filas e estacionamentos especiais, treinar a equipe e reduzir o tempo de espera contribui para a satisfação do idoso. “Uma comunicação direcionada, listas de transmissão e a busca pelo feedback chamam a atenção desse público e faz com que ele se sinta valorizado”, completa o analista. – Fonte: (https://sebrae.com.br).