Eduardo Carvalho(*)
Nos últimos anos, o mercado financeiro tem testemunhado a ascensão das criptomoedas e dos tokens de pagamento, trazendo uma nova dinâmica para diversos setores, inclusive o imobiliário.
Tradicionalmente conhecido por sua rigidez e burocracia, o segmento está passando por uma transformação digital, tendo a tecnologia em blockchain como grande protagonista do processo. Isso porque, os tokens de pagamento com referência no mercado imobiliário emergem como uma solução inovadora, prometendo revolucionar a forma como compramos, vendemos e investimos em imóveis.
Os tokens de pagamento são ativos digitais que representam uma determinada quantia de valor, podendo ser utilizados para qualquer tipo de transação, desde a compra de uma casquinha de sorvete, até a aquisição de um imóvel. No contexto imobiliário, esses tokens são referenciados em ativos reais, como propriedades, o que lhes confere um valor mais estável.
A partir do conceito, uma das maiores vantagens de adquirir esse tipo de token está no acesso que ele proporciona ao detentor que pretende investir na compra de ativos imobiliários ao redor do mundo.
Além disso, vale destacar a liquidez concedida à propriedade. Isso porque, diferentemente do que acontece na compra tradicional de imóveis, que pode ser um processo longo e burocrático, os tokens podem ser negociados em plataformas de blockchain quase que instantaneamente.
O resultado disso é que investidores podem realizar compras e vendas de empreendimentos imobiliários com muito mais facilidade, fator que traz uma flexibilidade sem precedentes ao mercado imobiliário.
E todo esse imediatismo atrelado ao token não significa que a segurança é deixada de lado. Muito pelo contrário. Tendo em vista que as transações ocorrem dentro da blockchain, uma tecnologia que garante transparência, rastreabilidade e imutabilidade aos negócios, o risco de fraudes é totalmente mitigado, pois todas as operações são registradas de maneira segura e verificável.
O fato das transações ocorrerem dentro da blockchain é relevante ainda por garantir um aumento significativo da acessibilidade ao mercado imobiliário para investidores globais.
Isso se deve à capacidade dos tokens de pagamento serem transacionados internacionalmente com mínima burocracia, permitindo que sejam listados em qualquer exchange e usados em uma variedade de negociações, incluindo transações diretas entre detentores.
Essa característica cria um cenário onde pessoas de diferentes partes do mundo podem adquirir imóveis em outros países de forma rápida e eficiente. Por exemplo, um investidor brasileiro pode comprar um empreendimento em qualquer lugar do mundo numa transação feita em poucos segundos.
Ou seja, o uso de tokens de pagamento no setor não só expande significativamente o público alvo para os ativos imobiliários, como também oferece um potencial de liquidez muito mais atraente do ponto de vista comercial. Tanto para empresários que buscam maximizar a liquidez sobre suas propriedades no curto prazo, ou para pequenos investidores que desejam ampliar seu escopo de transações a nível internacional.
Adicionalmente, outro diferencial competitivo do uso dos tokens de pagamento é a redução de custos, uma vez que as taxas e comissões tradicionalmente cobradas por corretores, bancos e cartórios passam a ser otimizadas, afinal a transação é toda feita no cenário digital através da blockchain.
A verdade é que os tokens de pagamento com referência no mercado imobiliário representam uma evolução disruptiva ao setor, combinando liquidez, segurança, acessibilidade e redução de custos.
Ao apostar nessa modalidade, os detentores podem desfrutar de uma flexibilidade sem precedentes, enquanto se beneficiam da segurança e eficiência proporcionadas pela tecnologia blockchain.
(*) – É CEO e cofundador da Dynasty Global AG (https://dynastygi.com.br/).