138 views 4 mins

Mercado de Opções: uma estratégia segura na Bolsa de Valores

em Destaques
segunda-feira, 17 de outubro de 2022

O Brasil tem 4,40 milhões de investidores pessoa física atuando na Bolsa de Valores. Os dados são de um estudo da própria B3, que registrou crescimento de 40% no número de CPFs no segundo trimestre do ano.

Além disso, a pesquisa apontou que investidores estão buscando diversificar sua carteira e a maior parte deles está abaixo dos 40 anos. O mercado financeiro é um cenário instável, com altas e baixas nos preços que podem mudar a qualquer momento. Algumas estratégias oferecem segurança para quem pretende iniciar no segmento, e uma delas são as Opções.

“Esse mercado dentro da Bolsa de Valores nada mais é que um contrato que garante ao seu comprador o direito de comprar ou vender uma ação por um valor já estabelecido em uma data pré-determinada”, explica Leo Dutra, especialista em mercado de Opções.

“Se ele estiver em alta, você pode exercer o seu direito, caso tenha a opção, e adquirir o ativo por um preço menor. O mesmo acontece se a B3 estiver em queda, garantindo a venda da ação por um valor maior”, completa. A negociação da possibilidade de comprar ou vender um ativo pode, inclusive, ser realizada sem a ação na carteira, democratizando a ideia de que para investir é necessário ter muito dinheiro.

“Existem opções de um centavo e o investidor pode ganhar dinheiro a partir da valorização delas”, argumenta Leo. As Opções podem ser utilizadas para proteção das ações, especulação e movimentação direcional do mercado, dividendo sintéticos, ganhos exponenciais e geração de renda.

“De acordo com as estratégias da sua carteira, é possível todo mês fazer renda recorrente, vendendo as Opções para alguém e recebendo a renda, trabalhando como se fosse uma seguradora”, finaliza o especialista. Um dos objetivos desse mercado é otimizar os investimentos, tornando a carteira do investidor mais lucrativa e segura.

Para auxiliar o iniciante em Opções, confira as dicas do especialista:

1 – Lembre-se que nem todas as ações possuem liquidez nas Opções: por isso, é importante entender todos os detalhes das operações que você está fazendo na Bolsa.

2 – Se atente para o prazo dos seus contratos de Opções: todas as datas devem ser cumpridas, seja para o exercício do direito de compra ou de venda.

3 – Tenha uma reserva de emergência: dinheiro para eventuais necessidades é necessário não só para honrar prejuízos, mas também para dar segurança na hora de realizar as operações.

4 – Analise o tamanho da sua carteira de ações e o quanto você ficaria desconfortável se fosse obrigado a se desfazer dos seus ativos: estar ciente sobre os seus investimentos e ter controle financeiro é a chave para o sucesso.

5 – Avalie as vantagens e desvantagens: como toda atividade financeira, riscos são possíveis e esperados.

6 – Estude o mercado: quanto mais você conhecer o segmento que atua, mais informações vai ter para criar estratégias, remunerar sua carteira e fazer dinheiro com inteligência. Fonte: (https://www.leodutra.com.br/).