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Medidas para compras online sem problemas na Black Friday

em Destaques
segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A Black Friday promete movimentar o e-commerce; 78% dos consumidores brasileiros pretendem comprar produtos pela internet na ocasião, segundo levantamento da Nielsen/Ebit em parceria com a Bexspay. Porém, para aproveitar essa temporada de promoções sem contratempos, é necessário tomar alguns cuidados.

Segundo Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos Consultoria e especialista na indústria de pagamentos, os problemas nas compras da Black Friday podem estar associados a algum tipo de golpe ou a falhas de performance ou de conformidade, como atrasos na entrega e erros de pedidos.

Para evitar contratempos como esses, o especialista, que possui mais de 30 anos de experiência na indústria de pagamentos eletrônicos, lista algumas medidas de prevenção para que o saldo da Black Friday seja bastante positivo para o consumidor.

  • 1 — Atualize os mecanismos de proteção do computador – A integridade do dispositivo é essencial para evitar problemas com golpes e fraudes. É importante certificar-se de que o sistema operacional está em dia em relação a sistemas de análise preventiva contra vírus. Embora muitos tipos de fraude e roubo de dados sejam sofisticados, eles partem da simples instalação de algum programa no computador, quando o usuário é incentivado a clicar em algum link corrompido, por exemplo.
  • 2 — Desconfie de ofertas tão tentadoras que parecem irreais – E podem ser mesmo! Mensagens enganosas enviadas por falsos e-mails ou anexos e links atrativos que chegam por WhatsApp, SMS ou mídias sociais muitas vezes são portas de entrada para que golpistas acessem dados cadastrais sensíveis com intenções fraudulentas.

Na dúvida, o melhor é certificar-se das ofertas sem clicar em links ou abrir anexlos. Idealmente, o mais seguro é acessar diretamente a URL da loja via browser.

  • 3 — Pesquise além do preço – Nem todos os problemas na Black Friday estão associados a golpes. Existem também equívocos não intencionais, como atrasos na entrega. Dessa forma, não é somente o preço do item que deve ser levado em conta na hora de se decidir por uma compra.

A análise precisa se estender para aspectos como condições de pagamento, valor do frete, prazo estimado de entrega e benefícios como cashback e brindes. Recomenda-se ainda buscar em sites de reclamações se existe histórico de queixas contra o lojista sobre não cumprimento de prazos ou outras condições de compra.

  • 4 — Avalie a oportunidade de pagar à vista via PIX – Essa forma de pagamento ganhou tração entre as lojas, sendo aceita por mais de 80% dos comerciantes. O consumidor que dispõe do recurso deve considerar o uso desse meio na Black Friday, porque, mesmo fora da data, os lojistas já oferecem descontos para a utilização da modalidade que chegam a 15%, de acordo com estudos realizados pela Gmattos.
  • 5 — Fique atento às condições de parcelamento no cartão de crédito. Ele é a forma preferida para pagar pela internet e a mais aceita pelo e-commerce brasileiro. Para quem pretende parcelar as compras na Black Friday, o cartão ainda constitui a maneira mais prática para isso, mesmo com o surgimento do BNPL (Buy Now, Pay Later).

E ainda oferece benefícios como o de milhagens para passagens aéreas. Porém, vale comparar com cuidado as condições do parcelamento, se com ou sem juros. Muitas lojas têm limitado a quantidade de parcelas em que não há acréscimo de valor, e há também ofertas de desconto para pagamento em uma parcela única.

  • 6 – Dê preferência ao cartão de crédito virtual. A maioria dos bancos emissores oferece essa modalidade. Com ela, é gerado um número diferente de cartão, associado à mesma conta do cliente e sendo válido apenas para compras pela internet, eventualmente até para uma única compra.

Trata-se de uma forma de proteção para o cartão principal, uma vez que restringe o risco em um possível vazamento de dados ao cartão virtual. Esse procedimento de segurança é bastante desejável em uma ocasião de provável aumento da quantidade de golpes, como é o caso da Black Friday.

  • 7 — Priorize as compras em marketplaces. Ao se moldarem para divulgar e comercializar produtos de terceiros, que muitas vezes são lojas pequenas e não conhecidas, os marketplaces se tornam solidários nas vendas. Portanto, se houver algum problema para o consumidor ao realizar a compra, a garantia de solução será maior. Torna-se mais fácil resolver questões como as de devolução de mercadoria ou de cancelamento do pedido.
  • 8 — Considere o dinamismo das ofertas. Nas vendas online, são muito comuns mudanças nas condições oferecidas, principalmente em uma data como a Black Friday. Um preço da sexta-feira pela manhã pode tornar-se outro ao longo do mesmo dia, por exemplo. Estoques também podem se esgotar mais rapidamente.

Uma maneira de garantir as condições de determinada oferta é fechar o pedido via boleto. Dada a natureza desse tipo de pagamento, o consumidor terá ao menos 24 horas para efetivar a transação nos mesmos termos. Ao longo desse tempo, poderá pesquisar alternativas em outras lojas.

  • 9 – Comece a monitorar as ofertas. Neste ano. Muitas lojas passam a trabalhar promoções com bastante antecedência, especialmente devido à Copa do Mundo que começa no próximo dia 20. Se há urgência na aquisição de algum produto, por exemplo, há a chance de não ter que esperar a data da BF para adquiri-lo. – Fonte e mais informações: (https://gmattos.com.br/).