Karen Freme Duarte Sturzenegger (*)
Quando se fala na melhor forma de divulgar uma empresa, existem várias preocupações, como quais ferramentas utilizar, quais canais de comunicação investir e como fazer com que a empresa tenha destaque para o seu público alvo. Da mesma maneira, essas dúvidas aparecem quando surge a seguinte pergunta: que tipo de marketing utilizar, o tradicional ou o digital?
Quando se trata de empresas de pequeno e médio porte, com orçamentos enxutos, existe a preocupação de quanto investir e como isso poderá trazer retorno financeiro no conhecimento da marca, empresa ou produto. Bem, mas antes de falarmos sobre qual a melhor estratégia para utilizar, vale destacar, mesmo que rapidamente, do que cada um se refere.
O Marketing Tradicional se utiliza de estratégias que chamamos de off-line. Podemos destacar ações televisivas, das mais econômicas até as mais caras em horários nobres; ações em rádios com divulgação dos produtos; panfletagem nas ruas; mala direta e telemarketing. Elas não caíram em desuso, mas estão sendo reinventadas e mais segmentadas, para ter uma maior assertividade no alcance dos seus potenciais consumidores.
Vale lembrar que o marketing off-line possui grande alcance e favorece para que o brand awareness (consciência de marca) se destaque. Além disso, o Marketing Tradicional consegue atingir uma boa parcela da população que não tem acesso à internet ou aos meios digitais. Se aproxima do público sênior que, muitas vezes, não domina o ambiente online. Outra característica é a durabilidade, pois os materiais impressos podem ser utilizados durante mais tempo (folders, flyers, anúncios em revistas, etc).
Já quando falamos de Marketing Digital, estamos nos referindo ao assunto que mais as pessoas têm buscado informações e conhecimento. O tema está na crista da onda e muita gente quer aprender como utilizá-lo. Suas ações são efetuadas no espaço digital, online. Da mesma forma que o tradicional, possui o objetivo de divulgar, anunciar e vender produtos e/ou serviços.
As empresas têm se interessado, pois, entre outras coisas, traz os seguintes benefícios: maior segmentação, conseguindo focar no nicho específico do seu público-alvo e personas; enorme dimensão, já que não existem barreiras online e a marca da empresa pode ser divulgada para o mundo inteiro se assim o desejar; rapidez, onde as pessoas recebem as informações imediatamente e já podem entrar em contato ou utilizar o e-commerce para fazer suas compras.
Também traz flexibilidade: se a campanha ou ação de marketing não obteve um bom resultado ou retorno, poderá ser retirado imediatamente de visualização; viralização, em que se a empresa desenvolver um bom conteúdo, esse poderá ser replicado, comentado e exposto dezenas e centenas de vezes.
Certo, mas, e quando se trata de empresas que se encontram no trade turístico, qual o melhor tipo de marketing a ser utilizado? Aqui vão três dicas interessantes: a primeira é fazer e-mails segmentados, separando as listas de contatos por aderência. Isso favorece que o conteúdo chegue ao cliente de forma mais adequada e que atraia sua atenção.
A segunda é criar campanhas online, elaborar um site responsivo e que se adapte à tela de um dispositivo móvel, sem perder qualidade e de fácil utilização, favorece muito para que o potencial viajante consiga ver os valores dos pacotes, fotos de hotéis e atrativos turísticos. A terceira dica está em investir em Inbound (concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes), pois poderá fazer toda a diferença na hora de fechar uma venda, vender um destino turístico ou ingressos para um show, por exemplo.
Cada vez mais os clientes não aceitam vendas forçadas, sem informações suficientes e adequadas aos seus interesses. Com essa estratégia, o cliente fará uma trajetória desde as informações preliminares até os detalhes finais do que deseja consumir. Por fim, como recomendação final, realizar campanhas de marketing 360 graus pode ser uma boa saída, pois ela mescla o marketing tradicional e o digital ao mesmo tempo.
Dessa maneira, os vários tipos de públicos que são atendidos por agências de viagens, hotéis, pousadas e restaurantes poderão ser alcançados. Sempre é importante fazer uma análise profunda do consumidor, conhecer seus hábitos de consumo, suas expectativas, necessidades e desejos, e a partir daí, traçar as melhores ações.
(*) – É professora tutora no curso de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter.