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Marketing de afiliados: conheça soluções para o novo empreendedor digital

em Destaques
quarta-feira, 14 de junho de 2023

Jânio Greggio (*)

Após anos de isolamento social e a consolidação definitiva do modelo de trabalho home office nos mais diversos setores da economia, mais uma modalidade de empreendedorismo digital vem ganhando força: o marketing de afiliados. O sistema de trabalho compreende uma espécie de acordo comercial em que a pessoa fica responsável por divulgar um produto de uma marca e, em troca, recebe comissões sobas vendas.

Mas essa ideia não é exatamente nova. No início dos anos 90, o sistema se consagrou por meio da Amazon, que oferecia cadastros simples para o cidadão entrar no negócio. Hoje, o marketing de afiliados vem crescendo e, de acordo com o Google Trends, o interesse de pesquisa pelo termo aumentou 30% de setembro de 2016 a setembro de 2017.

As vantagens são muitas e as tendências apontam que esse segmento proporciona liberdade de vida e renda para muitas pessoas, que buscam incrementar os ganhos de forma flexível. Além disso, o modelo não exige investimento nenhum no início e permite o trabalho a partir de qualquer lugar.

De igual forma, os produtores também podem se beneficiar com a divulgação e venda de seus produtos de forma muito mais orgânica, sem a necessidade de contratar uma equipe focada nisso.
Mas o que muda com a chegada cada vez mais consistente da digitalização? Hoje, a vantagem de se tornar um afiliado está na inovação. Por meio de tecnologias de ponta, já é possível otimizar o trabalho, de forma automatizada e inteligente.

Com soluções all-in-one, o novo empreendedor da era digital tem a possibilidade de promover produtos e serviços em plataformas unificadas, onde também existem vitrines virtuais para ampliar as conexões e as oportunidades de negócios. Tudo isso com cobranças pay-per-success, onde as taxas somente são cobradas na consolidação de cada venda.

Com tecnologias cada vez mais completas, o universo do marketing afiliado vem promovendo escalabilidade e dispensa programação ou a necessidade de integração com outras ferramentas, estimulando a autonomia e protagonismo dos vendedores. O serviço ainda prevê a emissão de dashboard e relatórios contendo insights das atividades com a missão de profissionalizar a função.

A plataforma escolhida para essa jornada em busca de firmar essa nova profissão do futuro deve garantir o suporte tanto para produtores quanto afiliados, com objetivo final de aumentar o desempenho das vendas. Todas as ações devem acontecer de modo a contribuir com o trabalho das partes envolvidas, simplificando os processos e democratizando o acesso ao marketing de afiliados.

Junto da solução mais aderente, as estratégias podem se tornar cada vez mais interessantes e as atividades mais sólidas com o passar do tempo.

(*) É sócio fundador da 360Hub.