137 views 4 mins

Logística: segurança e qualidade no transporte de vinhos

em Destaques
sexta-feira, 23 de agosto de 2024

A indústria vitivinícola sul-americana está em franca expansão graças ao aumento no número de vinhedos, ao crescimento do comércio global, inovação no sabor e benefícios à saúde. No entanto, o percurso do produtor até a mesa do consumidor é cheio de desafios que podem afetar a qualidade do vinho.

Para garantir que o vinho viaje em condições que preservem sua integridade, proporcionando a melhor a experiência aos apreciadores da bebida, a DB Schenker, líder mundial em soluções logísticas, possui uma linha especializada de transporte que cria um ambiente perfeito para o vinho durante a sua jornada.

“Utilizamos tecnologias avançadas de controle de temperatura e umidade para manter o vinho em condições ideais. Isso não apenas previne alterações no sabor e aroma, mas também protege o valor para os colecionadores”, destaca Roberto Moreno, CEO da DB Schenker para América Latina.

Para preservar a essência do vinho, o suporte logístico se preocupa com:

  • Controle da temperatura, que deve ser constante entre 7-18º C, evitando flutuações que possam prejudicar a aparência, o aroma ou sabor;
  • Regulagem da umidade, por meio do uso de contêineres especiais, para que a rolha se mantenha intacta e a garrafa sempre na horizontal;
  • Manuseio especializado feito por equipe treinada de profissionais que entendem que cada garrafa é uma obra-prima que requer total atenção.

Todo esse cuidado é necessário porque o vinho é extremamente sensível e sujeito a alterações químicas que podem ser aceleradas por mudanças de temperatura e umidade, bem como pela exposição à luz. Estas alterações conduzem à oxidação e consequente mudança de aspecto, aroma e sabor do vinho.

Também se incorpora na operação logística inovações como rastreamento em tempo real e rastreabilidade digital, permitindo que produtores e distribuidores tenham visibilidade completa da jornada do vinho. Essas tecnologias avançadas não apenas otimizam a cadeia de suprimento, mas também garantem que o produto chegue em perfeitas condições, independentemente das distâncias ou desafios que enfrente.

Conheça os principais produtores de vinho na América Latina:

. Argentina – O maior produtor de vinho na América Latina e quinto maior do mundo, o país é conhecido por seu Malbec, especialmente da região de Mendoza.

. Chile. O clima diverso gera uma variedade de vinhos, incluindo o Carménère, uva que se pensava extinta até ser redescoberta no país.

. Brasil – Embora menos conhecida, a indústria vinícola brasileira está em crescimento com vinhos espumantes destacados da região da Serra Gaúcha.

. Uruguai – A uva emblemática do Uruguai é o Tannat, que produz vinhos robustos e tânicos. Embora pequena, a indústria vinícola do país é altamente reconhecida por sua qualidade.

. Peru – Conhecido principalmente por seu Pisco, o Peru também possui uma indústria vinícola em desenvolvimento com vinhedos localizados principalmente na região de Ica. – Fonte e outras informações: (https://www.dbschenker.com/br-pt).