Com a chegada da pandemia os líderes estão pensando cada vez mais em agilizar os processos internos das companhias e, segundo a consultoria IDC, até o ano de 2024, 50% dos CIOs irão acelerar o processo de automação, tornando o gerenciamento de mudanças um item mandatório dentro das organizações e completa afirmando que, em média, 16% da força de trabalho será transformada pela automação e Inteligência Artificial nos próximos cinco anos.
Esses dados reforçam o movimento que a Simpress, provedora de outsourcing de equipamentos e soluções, vem fazendo juntamente com os seus clientes que têm como objetivo melhorar os processos e garantir agilidade e confiabilidade na entrega, por meio do uso de coletores de dados e impressoras térmicas. A pandemia claramente mudou a forma em que os brasileiros se relacionam, transformando a forma de realizar suas compras.
Segundo um estudo da Neotrust Compre&Confie em parceria com a ABComm, o número de transações no comércio on-line cresceu 80% entre janeiro e agosto de 2020, esse fluxo de operações movimentou cerca de 77,2 bilhões de reais, o que impacta diretamente na logística de entrega. A premissa é entregar rápido, sem erros, com o menor custo para proporcionar a melhor experiencia para o cliente.
A mudança das lojas do físico para virtual, pode exigir um grande investimento em infraestrutura, a Simpress pode apoiar empresas de variados segmentos ofertando coletores de dados, leitores de código de barras e impressoras térmicas para automação dos processos. É evidente que a logística precisa ser um dos pilares para qualquer ponto de venda ter sucesso, o transporte e o armazenamento dos produtos, feito de forma eficiente, gera muito valor ao seu negócio e este fator se torna decisivo quando falamos de um e-commerce.
Já é conhecido como um leitor de código de barras funciona em um check-out de loja, mas como seria o processo em uma loja virtual? Com os coletores de dados, a logística de um e-commerce se torna muito mais ágil e precisa na separação de um carrinho de compras. Imagine um computador na palma da mão realizando a leitura de uma nota fiscal e conferindo produto a produto por meio do código de barras, tudo isso integrado ao ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa. Esse tipo de tecnologia inibe erros garantindo uma melhor experiência ao cliente.
Esse processo vai além, possibilitando ao final da coleta finalizar o pedido no próprio coletor, enviando a confirmação para uma impressora térmica que irá produzir a etiqueta com os dados e rota do cliente final. Segundo Paulo Theophilo, diretor de Marketing da Simpress, as impressoras térmicas e coletores de dados são itens fundamentais no processo de agilidade em cadeias produtivas, seja na indústria, comércio, saúde, educação e setores como logística, armazenagem e distribuição.
“Com as impressoras térmicas e coletores de dados é possível aumentar a produtividade nos processos de identificação, captura e rastreamento de dados de uma maneira muito mais ágil”, comenta o executivo. As impressoras térmicas e coletores de dados ainda contam com um Mobile Device Management, suportado pela Simpress, que gerencia todo o parque de coletores e impressoras, garantindo um melhor rastreio, status de falha em tempo real e atualizações, mantendo os equipamentos sempre funcionamento já que a loja virtual está aberta 24×7.
Mas não é somente na loja virtual, vamos imaginar o ambiente físico. “Atualmente, precisamos oferecer uma melhor experiência aos clientes e colaboradores das empresas implementando equipamentos de automação no ponto de venda e assim garantindo mais eficiência na hora que os clientes forem de fato realizar a compra”, explica Paulo Theophilo, e completa que o apoio de vendas mobile, pode ser expandindo com recursos de vendas como smartphones, tablets e coletores de dados inteligentes.
“Pense que os vendedores contam com todas as informações em mãos sobre os produtos para ampliar seus argumentos de vendas”, conclui. E agora pense em todos esses cenários de tecnologia e soluções com Impressoras térmicas e Coletores de Dados por meio de locação, ou outsourcing onde quem contrata se preocupa com a estratégia do negócio enquanto a Simpress se preocupa em manter a infraestrutura funcionando.
“Estamos passando por uma forte aceleração de transformação digital nesse último ano, e não tem mais volta daqui para frente. Empresas e consumidores perceberam que não podem mais perder tempo em fila para pagamento e, assim, deve-se evitar aglomerações em filas de supermercado, por exemplo, no momento das compras”, finaliza Paulo Theophilo. Fonte e outras informações: (www.simpress.com.br).