Em pronunciamento depois de um encontro com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou que uma solução política para a Venezuela é uma questão “humanitária” e defendeu a realização do referendo revogatório que encurta o mandato do presidente Nicolás Maduro.
“É preciso que haja consonância entre governo e oposição, não para que um supere o outro. Esperamos ter um compromisso democrático para responder às necessidades humanitárias deste país. Gostaria de enfatizar a importância de um referendo com a observância da separação de poderes e liberdade de manifestação “, afirmou Kerry, ao lado de Serra, no Palácio do Itamaraty no Centro do Rio.
O secretário de Estado elogiou “os esforços do Brasil na luta contra a corrupção” e disse que os Estados Unidos estão prontos a colaborar neste esforço, inclusive com extensão para outros países. Kerry ressaltou a importância das relações entre Brasil e EUA e disse que espera que agora sejam intensificadas. “Discussões políticas aqui no Brasil não permitiram que florescesse plenamente o potencial das nossas parcerias”, afirmou, em referência ao governo da presidente afastada Dilma Rousseff.
Kerry elogiou os “esforços fabulosos” que foram feitos pelo País para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos. “Estamos cooperando para que os Jogos sigam em segurança e bem sucedidos, um esforço muito grande foi feito para isso” (AE).