O gerenciamento de processos, também conhecido por BPM (na sigla em inglês, Business Process Management), trata-se de uma disciplina que visa otimizar e mapear processos de negócios em todas as suas fases – início, meio e fim.
O principal objetivo da gestão de processos é garantir bons resultados, gerando mais valor para o cliente, além de melhorar o desempenho das atividades realizadas dentro de uma empresa, apontando um caminho para o alcance de seus objetivos estratégicos.
Dentre as novidades no mercado aparece o low-code, tecnologia que permite empresas a criarem aplicativos de processos sem a necessidade de ter um especialista em programação de códigos, fornecendo maior autonomia, além de tornar as rotinas de trabalho mais organizadas, fluídas e ágeis. No Brasil, a Zeev fortalece seu posicionamento de empoderar pessoas sem formação tecnológica a criarem sistemas que resolvam seus problemas de negócio.
De acordo com artigo publicado pela McKinsey & Company, organizações que entendem melhor os processos de gestão e otimizam a experiência dos funcionários por meio de novas tecnologias têm maior chance de transformar atrito em atração.
Isto é, companhias que investem mais em processos que viabilizem uma colaboração eficiente entre seus funcionários, tendem a gerar resultados mais positivos que impactam na entrega para o cliente. Dados da pesquisa realizada pelo McKinsey Global Institute (MGI) identificou que a digitalização oferece o potencial de acelerar o crescimento anual de produtividade em cerca de 1% entre os anos 2021 a 2024.
Além disso, a gestão de processos de negócios segue os princípios e métodos da disciplina de BPM em processos interfuncionais, buscando a aplicação de melhores práticas para o seu gerenciamento. Segundo o BPM CBOK, um Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio, a prática foca em identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócio.
Desse modo, é possível obter o alinhamento dos departamentos do negócio para que, no decorrer dos processos, sejam atingidos os objetivos estabelecidos. “Quando falamos em processos de negócios, queremos falar de atividades ou um determinado grupo de atividades que são estruturadas com o intuito de, ao final de um processo, ter um produto ou serviço pronto para ser entregue.
Ou seja, um processo que passa por diversos setores até estar concluído. Nossa proposta é conectar departamentos e fazer o trabalho fluir com leveza, otimizando resultados e favorecendo a escalada das empresas. Temos ampla experiência na área”, explica o CEO da empresa, José Roberto de Lazari.
Por que investir em gestão de processos? – É possível obter inúmeros benefícios com a gestão de processos e criação de aplicativos de processos usando tecnologias low-code, uma vez que a tecnologia alavanca seus resultados em uma boa construção de processos estruturados. Pensando nisso, a Zeev elencou três vantagens de investir em gestão de processos usando tecnologia low-code:
- Padronização dos processos – A falta de controle e organização são um dos principais problemas cotidianos dos gestores. Além disso, situações rotineiras que ainda demandam atividades manuais, que requerem papéis e controles de tarefas que dependem de planilhas e e-mails, podem gerar acúmulos e atrasos de trabalho.
Por isso, através de softwares que criam aplicativos de processos usando tecnologia low-code, é possível obter inúmeros benefícios, inclusive ter uma visão ampla dos processos de trabalho. Desse modo, é possível padronizar as atividades e suas execuções, deixando-as cada vez mais claras, organizadas e eficientes.
- Bons resultados geram clientes satisfeitos – A entrega de produtos de qualidade aumenta o nível de satisfação dos clientes com a empresa, o que impulsiona as vendas. A gestão de processos, além de eliminar as barreiras à interação de todos os seus componentes, ainda abre espaço para trabalhos mais fluidos e transparentes, conforme exigido pelos modelos de negócios.
Além disso, com a otimização dos processos de uma empresa, é possível ter um olhar mais atento para as necessidades dos clientes, ao invés de estar em busca de melhorar as execuções e processos para obter um produto ou serviço mais rapidamente. Essa medida gera um impacto direto em métricas como satisfação e retenção de clientes.
- Um bom gerenciamento reduz custos – Quando um recurso não é utilizado de maneira correta, podem surgir problemas que levam a custos. Ao gerir um processo, é possível identificar um problema e reduzir perdas. A melhora no gerenciamento de processos, com uma boa comunicação e relacionamento entre os diferentes setores, também são fundamentais, uma vez que contribuem para um avanço na utilização dos recursos.
Assim, as organizações evitam a formulação de novas soluções e gastos para a correção de falhas, o que elimina o desperdício nos processos. – Fonte e mais informações: (https://zeev.it/).