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Inteligência Artificial e fraudes andam de braços dados

em Destaques
segunda-feira, 31 de julho de 2023

Os avanços tecnológicos das Inteligências Artificiais trazem consigo muitos benefícios, mas pouco se fala dos problemas graves que as acompanham. Como advogada atuante na área do direito civil, alerto sobre tais problemas que ocasionam vulnerabilidades e desafios para a segurança. Abaixo, listo os principais tipos de golpe realizados por meio de inteligência artificial.

Utilização do deepfake para criar imagens: deepfakes são vídeos, imagens ou áudios criados utilizando o rosto e/ou voz de uma pessoa. O conteúdo é falso, mas extremamente realista. Deepfakes são utilizados para clonar perfis, atacar reputações ou ainda se passar por pessoas. Os golpes variam desde o conhecido “golpe do PIX” a tentativas de acesso a aplicativos de bancos utilizando o reconhecimento facial.

ChatGPT: o famoso chat de inteligência artificial é amado por muitos, mas poucos sabem que a ferramenta pode automatizar os golpes e ser utilizada para aprimorar as mensagens e diminuir os erros de digitação, o que torna o texto muito mais convincente. Além disso, o ChatGPT também pode aprender a copiar o tom de escrita de uma pessoa, o que aumenta a credibilidade das mensagens. O golpista coleta material facilmente em postagens abertas de redes sociais, blogs, sites, etc.

Uso do aprendizado de máquina: originalmente chamado de machine learning, o aprendizado de máquina pode ser utilizado para automatizar o lançamento de ataques, criando bots capazes de realizar phishing em grande escala, atingindo um número muito maior de vítimas e potencializando os danos desses golpes digitais; Phishing é um dos golpes mais comuns da Internet e é usado para roubar informações pessoais de usuários. A tática é induzir as pessoas a entregarem essas informações voluntariamente.

De acordo com a LexisNexis Risk Solutions, empresa global de dados e análises, no primeiro semestre de 2022, o volume global de transações digitais foi 37% maior do que no mesmo período do ano anterior. A taxa de ataques por humanos aumentou 32%, enquanto a de uso de bots cresceu 38%. Na América Latina, essa modalidade disparou: alta de 83%. De fato, são números alarmantes!

É importante ressaltar que pessoas físicas são as mais vulneráveis e suscetíveis a golpes e fraudes. Enquanto isso, empresas utilizam a própria Inteligência Artificial para evitá-los: com recursos de IA, os sistemas e as equipes podem detectar ameaças em tempo real, além de prever ataques e auxiliar na detecção de anomalias.

Lembre-se: todo cuidado é pouco! Mesmo que ferramentas já estejam sendo desenvolvidas para prender os criminosos digitais, os golpes e fraudes realizados por meio da IA ainda são difíceis de serem detectados pela polícia. Redobre a sua atenção para evitar cair em golpes!

Dra. Kelly B. Pinheiro (*), atua nas áreas do Direito Civil, Empresarial e do Consumidor. Membro da IWIRC Brazil (International Women’s Insolvency & Restructuring Confereration), e Sócia-Diretora da Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados