Solução da Botmaker abre as possibilidades para aumentar vendas via canais conversacionais no Brasil
As ferramentas de catálogo são fundamentais para o e-commerce, já que são a vitrine para os clientes conhecerem quais produtos estão disponíveis para compra. As centenas de bilhões do faturamento das vendas online passam por ferramentas para organização e apresentação eficaz dos itens em sites, apps e outras plataformas, como as de conversational commerce – comércio e atendimento ao cliente por meio de conversas em tempo real. Os chatbots que automatizam essas conversas já são parte do ecossistema de compras online e precisam de soluções específicas de catálogos – como a criada pela Botmaker, empresa líder no desenvolvimento de chatbots com IA na América Latina.
As empresas podem escolher entre duas opções de catálogos para a oferta de produtos e serviços pelo WhatsApp atualmente disponíveis no mercado: uma que é oferecida pelo próprio WhatsApp, e as soluções flexíveis de e-commerce como as oferecidas pela Botmaker. Os catálogos inseridos nos chatbots têm um papel crucial na automatização das vendas em empresas de diversos setores, desde restaurantes, como o McDonald’s, para colocar todo o seu cardápio, até montadoras e concessionárias como a Ford, que oferece todos os modelos de veículos e itens opcionais, ambas fazendo uso dos chatbots da Botmaker.
“O catálogo é uma vitrine virtual que permite aos clientes explorarem e selecionarem produtos de forma conveniente e interativa, com informações detalhadas sobre os produtos, imagens atrativas e a capacidade de adicionar e remover itens ao carrinho de compras. A integração de catálogos em um chatbot possibilita a criação de uma experiência de compra eficaz e orientada pelo cliente por meio de uma conversa nas ferramentas de comunicação em que eles já se encontram, aumentando a eficiência e potencializando as vendas das empresas”, afirma Bruno Baio, Head of Operations da Botmaker no Brasil.
A inclusão de um catálogo em um fluxo conversacional oferece diversas oportunidades de automatização de vendas. De acordo com Bruno, “o catálogo, junto com outras integrações como ferramentas de pagamento e de gestão de estoque, permite aos chatbots realizarem todas as etapas da jornada de compra do cliente, que pode realizar todo o processo dentro da própria conversa, o que reduz o abandono de carrinho e permite total rastreabilidade entre a jornada conversacional e de compra”.
A Botmaker lista vantagens da sua integração de catálogos:
- aprimora a experiência do cliente
Os catálogos são uma das ferramentas mais eficazes para ajudar o chatbot a oferecer produtos relevantes e informações detalhadas. Ter detalhes e dados completos são essenciais para dar aos clientes a segurança e certeza da compra. E ter uma categorização bem estruturada e de fácil navegação torna mais fácil para o cliente encontrar os produtos que está procurando, e também descobrir produtos e serviços ligados aos seus interesses. - mais opções de personalização do catálogo
O uso do catálogo na ferramenta do WhatsApp e em outros canais conversacionais, possibilita que os clientes permaneçam na plataforma de comunicação que preferem e comprem diretamente por lá, em uma experiência fluída sem serem direcionados para outro espaço como o site ou app da marca. Já a solução da Botmaker permite mais opções dos catálogos, abrindo uma margem maior para personalização como cores, tamanhos, complementos ou modificações aos pedidos. Para pedir um lanche, por exemplo, é possível escolher quais opções irão adicionar ao lanche dentro do mesmo catálogo, o que torna a experiência do cliente mais completa.
3.permite vendas 100% por meio do chat
O atendimento oferecido por um chatbot com catálogo pode concluir transações sem a necessidade de um atendente humano, permitindo não apenas saber mais sobre os produtos, mas levar todas as etapas da jornada de compras no mesmo lugar.
4.integra com outras ferramentas de gestão
Com um catálogo integrado ao chatbot via API, é possível conectar outros sistemas utilizados pelas empresas, como gestão de estoque e pós-vendas. Mesmo em uma compra via chatbot, é possível manter todo o rastreio de quantas unidades ainda estão disponíveis e qual o prazo de entrega esperado para a compra. As vendas via chatbot funcionam de forma coordenada com o resto dos canais de cada empresa, com um controle rígido sobre a comercialização.
Redes de comércio físico e online, como a Loja do Mecânico ou a Pizzaria Domino’s também já aderiram à ferramenta, mostrando o papel fundamental dos catálogos integrados a chatbots na automatização das vendas, que serve uma experiência de compra mais rica e personalizada.
Por isso, soluções como as da Botmaker, para catálogos variados, tornam os robôs uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos aumentarem suas vendas com menores custos de operação.