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Influenciadores: conheça 5 erros das marcas na hora de contratar

em Destaques
quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Você espera que o influenciador siga à risca um roteiro que pode não dialogar com o público dele? Confira as dicas e não erre mais!

O marketing de influência tornou-se uma das principais estratégias de alcance digital. A ideia é simples: as pessoas tendem a confiar mais nas recomendações e opiniões de quem conhecem e/ou seguem nas redes sociais do que em anúncios tradicionais.

Por isso, cada vez mais marcas estão buscando influenciadores para promover seus produtos e serviços. No entanto, para que uma campanha com influenciadores seja eficaz, é preciso ter uma estratégia bem definida e estruturada.

Com o objetivo de ajudar cada vez mais as empresas no processo de planejar uma ação de marketing de influência, a Influency.me e a Adtail elaboraram o “Marketing de Influência: Guia Completo para Marcas, no qual é possível encontrar informações detalhadas sobre objetivo de uma campanha, público-alvo, tipos de influenciadores, KPI´s, entre outras informações importantes.

A primeira pergunta antes de iniciar uma ação é: qual seu objetivo?
É importante ter em mente que os objetivos da campanha podem variar de acordo com as necessidades da empresa naquele momento.

Algumas marcas podem querer aumentar seu reconhecimento, enquanto outras buscam vender mais. O ponto de atenção fundamental para o bom andamento do projeto é definir objetivos mensuráveis e realistas para a campanha.

Cada objetivo tem métricas diferentes para medirmos seu sucesso. Algumas das métricas mais comuns são:
• Alcance: número de pessoas que veem sua campanha de marketing de influência;
• Engajamento: número de curtidas, comentários e compartilhamentos na postagem do influenciador;
• Cliques: quantidade de vezes que as pessoas visualizam um conteúdo e clicam nele;
• Conversões: número de pessoas que tomam uma ação específica, como comprar ou se inscrever lista para recebimento de e-mails, após verem a postagem.

Definindo seu público-alvo
“Um dos principais benefícios do marketing de influência é a capacidade de atingir um público segmentado. No entanto, para que isso aconteça, é preciso definir claramente quem é esse público. Afinal, de nada adianta contratar um influenciador com milhões de seguidores se eles não são relevantes para a sua marca”, explica Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, principal empresa de marketing de influência no Brasil.

Nesse processo, devem ser levados em conta fatores essenciais, como faixa etária, localização geográfica e interesses. Algumas perguntas que podem ajudar nesse processo são:
• Qual a faixa etária do meu público-alvo?
• Qual o gênero deste público?
• Qual o nível de renda deste público?
• Onde meu público-alvo reside?
• Quais os interesses do meu público-alvo?

5 erros na hora de contratar um influenciador
Não importa se o objetivo da campanha é tornar a marca mais conhecida, reforçar mensagens-chave ou levar alguém até seu site: o trabalho de influência requer estratégia. É importante ter em mente que o processo envolve uma curva de aprendizado de ambas as partes: marca e influenciador.
Confira, agora, 5 dicas para tornar mais simples esse processo:

1) Realizar ações pontuais e esperar que o marketing de influência faça mágica.
Por isso, são recomendados ciclos contínuos para o aprimoramento de cada uma das etapas. Dessa forma, é possível atingir resultados cada vez melhores.

2) Expectativa antecipada por vendas
Pular a etapa de ativação do topo de funil é um erro frequente das marcas. A mídia de uma campanha de marketing de influência se localiza em ambiente digital. Os influenciadores, suas redes sociais e seguidores estão presentes no on-line.
Ao analisarem esse cenário, algumas marcas iniciantes decidem apostar na estratégia de conversão para otimizar seus resultados em vendas, mas sem garantir sua maturidade digital.
“A maturidade digital de uma marca se reflete em sua presença no digital. É preciso certificar-se que o link de direcionamento apontado pelo influenciador tem como destino uma página de compras bem estruturada, em um site atualizado com frequência e que passe segurança”, explica Azevedo, CEO da Influency.me.

3) Influenciador sem postura profissional
Existem diversas características que demonstram o amadorismo de um influenciador, dentre elas:
• Não ter empresa aberta e não emitir nota fiscal;
• Não disponibilizar meios de contato;
• Demorar para retornar às marcas;
• Não entregar o melhor trabalho.

4) Contratar influenciadores com base no número de seguidores e fama
É claro que o número de seguidores é importante, mas é preciso ter em mente que essa métrica isolada não tem valor algum. Como em toda estratégia de marketing, é preciso se guiar por dados.
Por isso, é importante atrelar o número de seguidores a métricas que refletem a interação com o conteúdo do influenciador. Isso é o que chamamos de engajamento. No caso, são as curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas, cliques etc.

5) Roteirizar 100% a campanha
A autenticidade é fundamental para o sucesso de uma campanha com influenciadores. Os seguidores dos influenciadores esperam conteúdos genuínos e autênticos.
Além disso, os influenciadores são conhecidos por sua personalidade e estilo únicos, portanto, permitir que eles tenham liberdade criativa em suas postagens ajuda a manter a conexão com seu público.
O ideal é que exista uma cocriação entre as partes. Permitir que os influenciadores tenham algum grau de liberdade na criação do conteúdo abre espaço para que eles adaptem a mensagem, a fim de melhor atender às necessidades e preferências de seu público.

Guia sobre marketing de influência gratuito
“Nosso objetivo é que, por meio desse guia, os profissionais interessados em criar campanhas de influência conheçam e superem os principais desafios desde o planejamento até a mensuração de resultados”, confirma o CEO da Influency.me.
O guia conta com sessão para apresentação do planejamento ideal no marketing de influência, seleção de influenciadores; recrutamento; contratação; gerenciamento de campanhas; mensuração de resultados e os erros mais comuns das marcas.