136 views 5 mins

Impactos da indústria no país e como a modernização se expande

em Destaques
quinta-feira, 22 de julho de 2021

A indústria é um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país, representando atualmente 20,4% do PIB. Além de ser um dos segmentos que oferece os salários mais altos, a indústria tem grande influência no fortalecimento da economia, a cada R$ 1 produzido, são gerados R$ 2,43 adicionais na economia, é o que afirma o levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre o perfil das indústrias do Brasil.

. A importância da Indústria para os estados – Em cada estado do país a atuação da indústria se destaca de uma forma diferente. São Paulo, por exemplo, é o estado brasileiro com maior número de indústrias, são mais de 121 mil estabelecimentos industriais em toda região, ainda segundo a pesquisa.

Enquanto isso, a indústria de Santa Catarina, que tem como principais setores a indústria de construção, alimentos, serviços industriais de utilidade pública, vestuário e máquinas e materiais elétricos, tem uma forte participação no emprego formal da região.

Sozinho, ele emprega mais de 804 mil pessoas e representa 34% do emprego formal do estado. Já o Amazonas tem a maior participação no PIB industrial, com 34,3% de participação no estado e 2,2% no PIB Industrial do Brasil.

. Aceleração da modernização industrial – A tecnologia sempre foi uma grande aliada do setor, oferecendo praticidade e modernização nos processos de produção. Embora essa mudança já fosse esperada, desde a chegada da pandemia essa tendência vem sofrendo uma grande aceleração, exigindo que as indústrias ajam mais rápido e busquem alternativas que atendam as demandas do atual mercado, que também mudou sua forma de consumo diante da crise.

. Como se adaptar à nova realidade – Embora não exista um padrão, pois o aperfeiçoamento do setor produtivo deve ser baseado no segmento e singularidade de cada indústria, o primeiro passo é estudar as possibilidades que existem no mercado e quais trariam melhores resultados.

Inteligência artificial, armazenamento em nuvem e softwares são algumas ferramentas que auxiliam no processo de modernização, além de tornar o setor mais produtivo e proativo, também é possível aperfeiçoar a qualidade do produto e controlar os processos de forma remota.

Junto com o uso de novas tecnologias, ter bons equipamentos também dinamizam a produção industrial, mas ter acesso a um equipamento novo de alta qualidade nem sempre é algo possível. Uma alternativa muito útil nesse caso é optar pela compra de equipamentos usados, marcas líderes e em ótimo estado de conservação com um valor acessível.

Outra alternativa é realizar a venda dos equipamentos que serão substituídos. Dessa forma é possível evoluir os processos de produção, além de ter uma economia significativa. Segundo Roberta Bosignoli, gerente de operações e de desenvolvimento de negócios da EquipNet, essas são alternativas para a indústria se manter em vantagem competitiva e se destacar no mercado.

“O mercado vem evoluindo cada vez mais rápido e as indústrias precisam apostar em novas alternativas que aprimorem o processo de produção. A compra e venda de equipamentos usados, além de ser uma alternativa mais econômica, é uma forma de aprimorar a performance de uma indústria e conseguir retornos muito positivos.

E esse é um processo que é facilitado pela EquipNet, nós oferecemos assistência em todo o processo, seguindo seguindo todos os trâmites jurídicos e legais das empresas em um processo organizado para a saída e entrada de equipamentos, alinhado com as exigências de compliance das organizações”, afirma.

Fonte e outras informações: (https://www.equipnet.com/pt/).