180 views 7 mins

IA impactará as empresas mais do que a Internet e os smartphones

em Destaques
quinta-feira, 23 de maio de 2024

Um estudo global da TCS, empresa líder global em consultoria e soluções de TI, revela que mais do que oito em cada 10 (86%) executivos já implantaram a Inteligência Artificial (IA) para aumentar as receitas atuais ou criar novas em suas empresas.

O TCS AI for Business Global Study – relatório detalhado sobre a adoção de IA e seu impacto nos negócios – também revela que 69% das empresas estão mais focadas em usar a inteligência artificial para estimular a inovação e aumentar a receita do que em melhorar a produtividade e otimizar custos. No geral, os executivos são positivos sobre o impacto da IA, com 57% dos entrevistados dizendo que estão animados ou otimistas sobre o potencial da tecnologia nas empresas.

Entre os entrevistados, 45% esperam que até metade de seus funcionários usem recursos de IA generativa para fazer seu trabalho dentro de três anos e, além disso, 65% acreditam que a IA aumentará as capacidades humanas, permitindo que as pessoas se concentrem em atividades que exigem criatividade e pensamento estratégico.

Harrick Vin, diretor de tecnologia da TCS, explica: “2023 foi um ano de grande euforia, com todas as empresas experimentando casos de uso de IA/GenAI. Estamos entrando em uma era de adoção generalizada e profunda de IA pelas empresas. No entanto, as organizações estão percebendo que o caminho para produzir soluções de IA não é fácil, e que construir uma empresa de IA madura é uma maratona, não um sprint.

Nosso estudo sobre IA confirmou esse sentimento; também trouxe à mesa que as empresas se sentem mal preparadas para implantar soluções de IA em escala, bem como para gerenciar as profundas mudanças nos papéis e formas de trabalho das pessoas que resultam desse tipo de implementação”.

O estudo também traz dados específicos da América Latina, revelando que os executivos latino-americanos estavam entre os mais otimistas sobre o impacto potencial da IA em seus negócios: 80% dos executivos na América Latina já utilizam a tecnologia para criar ou melhorar os fluxos de receita existentes. Além disso, esses líderes estão redefinindo ativamente suas empresas, força de trabalho e estratégias de engajamento do cliente graças ao papel catalisador desempenhado pela IA.

Outras conclusões importantes do relatório incluem:

  • Executivos globais acreditam que o impacto da IA será maior ou igual ao da internet (54%) e dos smartphones (59%).
  • A maioria (59%) das organizações está atualmente implementando IA ou está em processo de fazê-lo, enquanto 72% das empresas estão retrabalhando ou planejando retrabalhar a estratégia, o modelo operacional ou as ofertas de sua empresa para alavancar a IA.
  • Os executivos da América Latina estão entre os mais entusiasmados com o impacto potencial da IA em seus negócios. 95% das empresas pesquisadas na América Latina têm implementações de IA planejadas, em andamento ou já concluídas em suas funções corporativas.
  • No entanto, a maioria das empresas no mercado latino-americano ainda não está totalmente preparada para tirar o máximo proveito da IA. Apenas 7% dizem que a IA já é um diferencial que está transformando seus negócios. Os executivos dizem que os padrões/regulamentos do setor, o custo de implementação e os contratos existentes estão dificultando os esforços gerais de IA.
  • Os executivos LATAM acreditam que, em vez de substituir os trabalhadores, a IA aumentará e aprimorará as capacidades humanas. 69% dos entrevistados dizem que a criatividade ou o pensamento estratégico continuarão a ser a vantagem competitiva de sua empresa.
  • O surgimento de aplicações sofisticadas de IA intensificou a atenção às preocupações de segurança e privacidade e às dimensões éticas do uso da IA. 40% dos executivos seniores na América Latina preferem regulamentações globais e regionais neste cenário em rápida evolução, enquanto 30% preferem padrões globais de IA para casos de uso e resultados específicos.
  • As funções corporativas com os projetos de IA mais concluídos nas empresas globais pesquisadas são: Finanças/controladoria (29% de taxa de conclusão); RH (28% de taxa de conclusão); Marketing (28% de taxa de conclusão).
  • Globalmente, os setores mais otimistas para a adoção de IA são: Bancos, Serviços Financeiros e Seguros e Tecnologia e Manufatura; os setores menos otimistas em relação à adoção de IA são Ciências da Vida (Saúde) e Viagens e Hospitalidade.

“A IA tem a capacidade de transformar os negócios além do que podemos imaginar hoje. E, em particular, a GenAI, ao dar vida ao poder computacional dos dados, da nuvem e da IA, está emergindo como uma força capaz de gerar mudanças sem precedentes no ambiente de negócios e criar um paradigma para o mercado moderno.

As empresas que adotarem essa tecnologia precocemente poderão oferecer aos seus clientes um valor exponencial. Na TCS estamos trabalhando para gerar talento e conhecimento para apoiar nossos clientes nestes tempos em que a única constante é a mudança”, afirma Marcelo Wurmann, CEO da TCS Latin America.

A TCS entrevistou cerca de 1.300 CEOs e outros executivos seniores em 12 setores e 24 países, incluindo entrevistados do México, Brasil, Colômbia e Chile. Cerca de metade das empresas tinha entre US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões em receita anual e a outra metade mais de US$ 5 bilhões. Para mais informações o estudo global, acesse: (https://www.tcs.com/insights/global-studies/ai-business-study-key-findings-report).