O Ministério do Turismo vai buscar parcerias e adotar políticas que visem a geração de empregos.
Esse objetivo foi destacado ontem (5), no Palácio do Planalto, durante os discursos do presidente Michel Temer e do recém-empossado ministro do Turismo, Marx Beltrão. O ministro disse estar otimista com a possibilidade de o setor contribuir para que o país cresça e, também, por colocar o turismo na agenda econômica do país.
Segundo ele, há 60 milhões de turistas viajando pelo país e mais 70 milhões que podem entrar nesse mercado. “Podemos gerar ainda muito mais postos de trabalhos e recebemos uma média anual de 6,4 milhões de turistas internacionais. Não falta capacidade para dobrarmos esse número em curto espaço de tempo”.
“Este é um setor estratégico e fundamental para impulsionar a economia, para a retomada do emprego, estando portanto diretamente relacionado ao que projetamos para o Brasil. Hoje, o turismo emprega cerca de 3,2 milhões de pessoas. Somos a décima economia de turismo no mundo e estamos em primeiro lugar em recursos naturais”, disse o ministro que assume o cargo em meio a polêmicas por ser réu no STF.
Ele foi denunciado, pela PGR, por ter apresentado ao governo federal – quando era prefeito do município alagoano de Coruripe – comprovantes previdenciários com informações falsas. Marx Beltrão disse estar “absolutamente tranquilo com relação ao processo”, uma vez que se trata “apenas” de um erro administrativo. “Não cometi nenhum tipo de dano ao Erário nem cometi nenhum tipo de crime” (ABr).