137 views 2 mins

Gilmar nega pedido de ‘extinção do PT’

em Destaques
segunda-feira, 08 de agosto de 2016

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, rebateu ontem (8), as críticas do PT e afirmou que não pediu “a extinção” da legenda.

Segundo ele, outros partidos poderão ser alvos de investigação caso tenham se beneficiado de recursos públicos desviados da Petrobras. “Esta questão terá que ser colocada a outros partidos, se for o caso”, afirmou.
Gilmar, no entanto, não respondeu que outras legendas poderiam ser investigadas e disse que novos desdobramentos da Operação Lava Jato, como o acordo de delação premiada dos executivos da Odebrecht, terão que ser analisados futuramente. Nomes como os de Michel Temer e José Serra foram citados em depoimentos de empresários da empreiteira.
“Certamente, essas pessoas (Temer e Serra) vão ser provocadas. Por enquanto, o que nós temos são declarações iniciais. Certamente, isso materializado vai ter reflexo também no âmbito da Justiça Eleitoral”, afirmou. Segundo o ministro, as apurações contra o PT já estavam mais adiantadas devido ao processo que investigou as contas da campanha de 2014 da presidente afastada Dilma Rousseff.
“Nós não estamos propondo a extinção do PT, o que estamos dizendo é que essa prática pode dar ensejo à extinção e a Corregedoria deve fazer a avaliação”, disse. Para o presidente do TSE, a análise das contas de Dilma “quebrou um paradigma” e mostrou que “o presidente não está mais imune à investigação eleitoral” (AE).