Bruno Soares (*)
Observar as necessidades dos colaboradores e proporcionar uma comunicação eficaz estão entre os principais pilares da gestão humanizada. Muitas empresas já se deram conta de que a gestão humanizada é o melhor caminho para que alguns dos principais objetivos corporativos sejam alcançados.
Ao propor uma nova maneira de se relacionar nas organizações, esse modelo de gestão vem contribuindo significativamente para o bem-estar e para a produtividade dos colaboradores, além de melhorar os índices de atração e retenção de talentos.
Muito se fala sobre gestão humanizada nos dias de hoje. Mas será que você sabe exatamente o que está por trás deste conceito?
A gestão humanizada parte do princípio de que as pessoas são o verdadeiro motor de uma empresa. Em outras palavras, ela entende que os colaboradores são o principal ativo de qualquer organização e, portanto, determinantes para o sucesso dela. No entanto, para que os colaboradores consigam entregar o seu melhor em termos de produtividade, é fundamental que eles recebam o estímulo adequado… E é aí que entra a importância de uma gestão respaldada por pilares humanizados.
A gestão humanizada é, portanto, um modelo de gestão que coloca os indivíduos no centro das decisões, a fim de garantir as melhores condições para que eles, de fato, desempenhem bem os seus papéis. Ao aproximar os líderes dos seus liderados e contribuir para que um laço de confiança seja criado entre todos os membros da equipe, essa estratégia é um dos pilares fundamentais para que uma empresa cresça de forma sustentável e ganhe competitividade no mercado.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada recentemente com mais de 36 mil pessoas e 226 empresas indicou que organizações humanizadas, que possuem uma liderança consciente e têm uma cultura capaz de se adaptar, resistem melhor às crises. Para entender melhor a importância que a gestão humanizada tem para as organizações, precisamos falar sobre os benefícios desta estratégia. Quando bem estruturada, a gestão humanizada é capaz de:
• Aumentar a satisfação dos colaboradores, o que traz um impacto direto no engajamento e produtividade deles;
• Reduzir as taxas de turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários;
• Melhorar o clima organizacional, bem como fortalecer a cultura da empresa;
• Melhorar a imagem da empresa como marca empregadora, contribuindo com a atração de novos talentos.
Veja por onde começar a estimular um ambiente mais humanizado na sua empresa, a partir de 12 ações fundamentais:
- Prepare a liderança – Contar com uma liderança mais aberta e receptiva, que dê bons exemplos, é indispensável para que esse modelo de gestão funcione. Afinal, de nada adianta a empresa pregar uma postura mais humanizada, se a liderança não estiver preparada para colocá-la em prática. O RH tem o papel fundamental de preparar e apoiar os líderes ao longo de todo o processo, ajudando-os na valorização do capital humano.
- Olhe para as necessidades dos colaboradores – Compreender que cada pessoa tem suas particularidades é uma das bases da gestão humanizada. Observar os colaboradores de perto e entender o que guia o comportamento deles é a chave para oferecer os incentivos que eles precisam para fazerem um bom trabalho.
- Estimule a comunicação – Uma comunicação clara e horizontalizada, entre liderança e liderados, não apenas ajuda a reduzir diversos conflitos, como também contribui para a construção de relações mais humanas no trabalho. Estar disponível para conversas e implementar uma cultura de feedback são algumas das ações que podem ser adotadas para tornar isso possível e resolver uma série de problemas corporativos, como o desencontro de informações e a falta de alinhamentos.
- Ofereça boas condições de trabalho – Essa é uma das premissas básicas para que os colaboradores se sintam valorizados e, principalmente, consigam exercer suas funções com mais empenho. Isso inclui desde oferecer acesso à tecnologia de ponta e demais ferramentas necessárias para a execução de um bom trabalho, até evitar o acúmulo de funções e sobrecarga de atividades.
- Invista em ações de engajamento – O engajamento profissional sucede de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego, contribuindo para que o colaborador se sinta parte da instituição e exerça suas funções com excelência. Sendo assim, criar um plano de ação para engajamento é uma excelente forma de iniciar um bom trabalho nesta frente.
- Crie oportunidades de desenvolvimento – Incentivar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades profissionais e pessoais é sinônimo de mostrar que a empresa realmente valoriza as pessoas que fazem parte dela. Além disso, adotar políticas de desenvolvimento de pessoas ajuda a aperfeiçoar o potencial dos colaboradores, orientando-os pelo melhor caminho.
- Garanta a segurança emocional – Oferecer um ambiente de trabalho emocionalmente seguro também faz parte da gestão humanizada. Isso garante que os colaboradores lidem com suas emoções de forma mais saudável, não tenham medo de expressar suas ideias e se sintam mais propensos a compartilharem conhecimento.
- Esteja aberto às mudanças – A possibilidade de adaptação é um aspecto fundamental para que a gestão humanizada se sustente. Isso significa avaliar as ações constantemente e promover mudanças práticas, que melhorem cada vez mais a experiência dos colaboradores.
- Envolva o time nas decisões – Humanizar também é integrar os colaboradores no processo de decisão, abrindo espaço para a colaboração e troca de ideias. Uma boa forma de colocar isso em prática e convidando a equipe para reuniões importantes e mantendo todos informados sobre as estratégias da empresa.
- Reconheça os esforços – Reconhecer um bom trabalho é fundamental para motivar e reter talentos, pois demonstra que a empresa valoriza o empenho de seus funcionários. Existem muitas ideias de reconhecimento que podem ser colocadas em prática, como, por exemplo: oferecer um bônus especial em dinheiro, comemorar marcos históricos (como o aniversário de empresa), presentear o colaborador com um passeio/viagem, entre outros.
- Abrace a diversidade e inclusão – Um estudo publicado na revista Harvard Business Review apontou que, nos locais onde a diversidade é reconhecida, os funcionários tendem a ser 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.
Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais seguros, motivados e conectados aos seus propósitos quando fazem parte de uma empresa que respeita as diferenças e favorece a troca de experiências entre pessoas com perfis e experiências de vida diversas.
- Cuide da saúde mental da equipe – Incentivar os colaboradores a buscarem hábitos de vida mais saudáveis e contribuir para que eles de fato tenham momentos de descanso também são formas de colocar a gestão humanizada em prática.
Vale lembrar que a maioria dos problemas que geram má qualidade na saúde mental dos colaboradores nasce da má gestão, bem como de uma comunicação ineficiente. Não é por acaso, portanto, que as empresas têm olhado cada vez mais para a saúde mental das equipes e adotado ações preventivas nesta frente.
A gestão humanizada se dá por meio de uma série de ações. Mas, no fim, o objetivo é um só: priorizar os colaboradores e oferecer as condições necessárias para que eles se sintam valorizados e motivados a contribuir com o sucesso das organizações.
(*) – Certificado Dale Carnegie, Management 3.0, e em Disruptive Strategy pela Harvard Business School, é fundador e CEO da Feedz, HRtech que oferece uma plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores (https://feedz.com.br/).