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Geração Z: o desafio de recrutar estagiário e trainees

em Destaques
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Baby Boomers, Geração X, Millennials ou Geração Z, o conflito geracional continua existindo no mercado de trabalho. Segundo relatório mais recente realizado pelo Ecossistema Great People & GPTW, 51,6% das pessoas no meio corporativo afirmam ter dificuldade para lidar com as diferentes gerações e suas expectativas. O destaque está para a Geração Z, com 68,1%.

Nascidos entre os anos de 1995 e meados de 2010, os jovens já representam 22% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE e possuem características específicas e críticas com relação às demais gerações.

“Para atrair e reter os talentos da GenZ, é crucial que as empresas revisem seus programas de estágio e trainee para garantir que eles ofereçam as necessidades desta geração”, afirma Mariana Hermann, Gerente de Operações e CX do Bettha, startup brasileira de recrutamento e seleção por meio da inteligência artificial.

“Entre elas estão o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ambientes de trabalho mais flexíveis entre horário, localização e formato de trabalho, valorização de feedbacks frequentes, o desenvolvimento contínuo e construtivo, além de estarem atentos às empresas com responsabilidade social corporativa alinhada aos seus valores”, complementa Hermann.

Neste cenário, plataformas de recrutamento desempenham um papel fundamental, oferecendo soluções que aprimoram a precisão do processo seletivo.

Por meio de testes comportamentais prioritários, uma grande base de usuários cadastrados e o uso de tecnologia, a startup permite que os recrutadores identifiquem os candidatos que realmente correspondem às necessidades e cultura da empresa, garantindo mais de 90% de assertividade das contratações.

Ao implementar essas estratégias, as empresas aprimoram seu processo de seleção, fortalecem sua posição no mercado, atraem e retém talentos que são verdadeiramente adequados e comprometidos com o sucesso organizacional. Além disso, economizam recursos em até 70%, uma vez que o processo de seleção fica nas mãos de uma empresa especializada.

Dicas para os recrutadores de como se adaptar aos GenZ. Confira:

  1. Adaptação das Estratégias de Recrutamento – Para captar a atenção da Geração Z, as empresas devem destacar suas políticas de responsabilidade social e oportunidades de rápido crescimento, integrando tecnologia avançada no ambiente de trabalho. As estratégias incluem o uso ativo de redes sociais e plataformas digitais para compartilhar valores corporativos de forma que ressoe com os jovens.
  2. Evolução dos Programas de Estágio e Trainee – Programas de estágio e trainee devem ser enriquecedores, promovendo desenvolvimento pessoal e profissional por meio de projetos estimulantes, mentorias com executivos e feedback constante. É essencial proporcionar flexibilidade de horários e local de trabalho.
  3. Práticas Inovadoras de Integração e Retenção – Empresas inovadoras estão implementando estratégias eficazes para engajar e reter talentos da Geração Z, como a gamificação do aprendizado, a formação de equipes diversificadas e programas de liderança juvenil que incentivam a responsabilidade e a iniciativa desde o início.

“Com iniciativas como essas e o RH como um aliado no negócio apoiando as contratações independentemente das gerações presentes na equipe e entendendo as especificidades de cada uma, o conflito geracional passa a ser secundário e todos podem passar a conviver em harmonia, aproveitando as skills de cada um”, finaliza Hermann. – Fonte e mais informações: (https://app.bettha.com).