O WhatsApp está presente no Brasil desde 2009 e, atualmente, conta com mais de 147 milhões de contas no país (dados da Mobile Time). Um dos motivos para essa popularidade é o fato do aplicativo enviar mensagem de forma gratuita, diferente dos comuns SMS, que são cobrados pelas operadoras.
Com essa crescente, os negócios passaram a se aliar a plataforma a fim de melhorar as vendas e a relação com os clientes. Em 2017, o WhatsApp desenvolveu uma versão focada nas pequenas empresas, o chamado WhatsApp Business e, um ano depois, foi lançada a versão para médias e grandes empresas, nomeada de WhatsApp Business API — ambas possuem funções que facilitam a comunicação e até a venda de produtos.
Confira quais funcionalidades do WhatsApp Business:
- Informações importantes fáceis: após baixar o aplicativo, é criado um perfil comercial, onde há nome da empresa, endereço, horário de funcionamento, e-mail e catálogo de produtos com detalhes e preços.
- Mensagens automáticas: é possível configurar mensagens de saudação, que são enviadas quando um cliente entra em contato, e de ausência, que você pode colocar o horário de retorno, por exemplo, quando enviam mensagens para a empresa.
- Estatísticas: o WhatsApp Business disponibiliza dados como quantas mensagens foram enviadas e quantas foram abertas e lidas.
- Verificação: a versão API possui diversas verificações de segurança e, após passar por todas, há um selo que confirma para os consumidores que aquele é o chat da empresa e não um golpe.
- Fluxo grande: o API consegue atender maiores pessoas de forma simultânea e personalizar a comunicação, deixando que os colaboradores foquem em outras demandas.
Essas são apenas algumas das funções do aplicativo, que mostram que ele pode ser mais útil do que os e-mails, tanto para comunicação de produtos e promoções, quanto para a retirada de dúvidas de clientes, isso porque as pessoas utilizam e abrem o WhatsApp diversas vezes ao longo do dia.
É possível realizar lista de transmissão, onde são disparadas mensagens, podendo estreitar a relação com os consumidores, e divulgar melhor seus produtos/serviços.
Há também a opção de postar nos “status”, onde a imagem fica durante 24 horas, sendo interessante para publicar promoções e atrair seu público. Além disso, há extensões disponíveis que oferecem mais funcionalidades e que contribuem para esses negócios.
Uma delas é a Blueticks, extensão para o WhatsApp Web, que possibilita o agendamento de mensagens e criação de campanhas de marketing, onde são importando destinatários usando Excel/CSV e podem ser enviadas para usuários ilimitados. – Fonte e mais informações: (https://blueticks.co/).