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Especialista lista dicas de empreendedorismo para abrir um negócio próprio

em Destaques
terça-feira, 16 de março de 2021

Para superar a recessão no setor de food service, além de elaborar novas formas de funcionamento, muitos comerciantes optaram por negociar suas dívidas e custos fixos com parceiros e fornecedores. Segundo um levantamento da Associação Nacional de Restaurantes, para 41% dos entrevistados, firmar novas parcerias de negócios e investidores é um caminho a ser tomado para permanecer no mercado.

Para Gustavo Penna, co-fundador e líder de Growth da Menu – startup que conecta pequenos comerciantes do setor de food service a grandes indústrias -, o comerciante costuma misturar as contas pessoais com as do próprio negócio. “Por isso, para quem está começando ou pretende abrir um empreendimento, a receita de sucesso inclui gestão eficiente, organização e boa comunicação com o cliente.

O dono do estabelecimento precisa saber lidar com gestão de estoque, abastecimento e controle de gastos”, comenta Penna. Pensando nisso, o especialista separou 7 dicas para ajudar pessoas que planejam empreender em 2021:

  1. Defina o tipo de negócio – Para ter um empreendimento, é necessário que ele seja organizado desde o primeiro momento, afinal a sistematização vai ajudar o empreendedor a saber planejar as tarefas que precisam ser feitas e em que tempo devem ser realizadas diariamente para o tipo de estabelecimento que for definido.
  2. Conheça a concorrência – Não há como negar que a concorrência gera melhores resultados, instigando o aperfeiçoamento do mercado. Não se pode ter medo ou preguiça de estudar e aprender com seus concorrentes, afinal, eles podem ter ótimas estratégias com as quais sua empresa pode implementar, elevando os lucros.
  3. Use a criatividade – Sempre esteja à procura de outras maneiras inovadoras de melhorar o seu negócio e fazê-lo se destacar da concorrência. Para começar, é essencial que você reconheça que não sabe tudo (e, provavelmente, nunca saberá).
    Por isso, esteja aberto a novas ideias e novas abordagens para ter lucro em seu empreendimento. Durante a crise vimos bares e restaurantes que se reinventaram e apostaram em tendências como as Dark Kitchens, sistema Grab and Go, marmitarias gourmets, entre outras.
  4. Registre todas as informações – Todos os empreendimentos devem manter todos os seus registros detalhados, como entrada e saída de insumos e alimentos, contratação de profissionais, avaliações individuais, análise de fluxo de caixa. Ao fazer isso, é possível saber, precisamente, em que situação o empreendimento está financeiramente, além de perceber os desafios potenciais que podem aparecer pelo caminho após a abertura.
  5. Personalize o atendimento – Optar por uma recepção diferente que cause boa impressão logo na entrada já te ajuda a se destacar entre a concorrência. Muitas vezes são ações simples que fazem com que seu cliente se sinta especial. Num bar ou num restaurante vá até as mesas, colha opinião e peça sugestões de melhoria. Interagir com o seu público é o fator chave para personalizar seu atendimento.
  6. Seja criativo no visual dos pratos – Um prato mais bonito tem mais demanda, antes mesmo do cliente experimentá-lo é inevitável que se interesse pela sua aparência. Por isso, pense no quanto pode ser benéfico a primeira experiência que o consumidor tem. Além de voltar, ele pode atrair mais pessoas com as fotos tiradas e as opiniões espalhadas por amigos e familiares.
  7. Aposte nas redes sociais – Alguns canais de comunicação na internet são ótimas vitrines para divulgação de novidades, promoções, cardápios e feedbacks. Além disso, alcançam uma grande quantidade de pessoas que possam se interessar pelo serviços prestado. Por isso, estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão ativos é fundamental para que o seu restaurante seja lembrado. Fonte e outras informações: (https://menu.com.br).