Produzidos na natureza durante milhões de anos, os cristais carregam energias capazes de harmonizar o ambiente e o corpo por meio de suas cores e compostos minerais. Existem mais de 4.000 tipos de cristais catalogados entre sete sistemas distintos de formação cristalográfica, sendo eles sistemas cúbicos, bipirâmide tetragonal, hexagonal, trigonal, ortorrômbico, monoclínico e triclínico.
Cada sistema confere aos cristais propriedades e efeitos específicos que podem trazer benefícios como carregar as energias, promover o equilíbrio, bem-estar e até mesmo servir como uma terapia complementar às doenças físicas. Os cristais têm a função de direcionar as suas energias e podem ser utilizados em diferentes ocasiões.
Na meditação, por exemplo, segure o cristal com a mãos e sintonize o pensamento aos objetivos a serem alcançados. No dia a dia, vale carregá-los no bolso ou na bolsa envoltos por um tecido natural deixando-os longe de outros objetos como chaves, moedas ou papéis. Também vale fazer o bom uso dos cristais como uma joia ou pingente, pendurado na corrente.
“Os cristais trabalham o corpo energético, emocional e físico das pessoas, animais e ambientes. Eles auxiliam no equilíbrio de nossas emoções podendo trazer ânimo, energia, alegria, disposição e concentração”, diz Daniela Maria Rocha, docente do curso Introdução aos Cristais Terapêuticos, do Senac São Paulo, que indica os cristais para quem deseja renovar e equilibrar as energias do corpo ou da residência.
Sem estresse:
• – As pedras rosa, canga rosa e quartzo rosa são ótimas para quem busca trabalhar a autoestima e o afeto.
• – Cristais azuis, a exemplo de pedras azuis sodalita ou quartzo azul, promovem o equilíbrio emocional, tranquilidade e a diminuição do estresse.
• – As pedras água marinha, cianita azul e larimar ajudam na boa comunicação e força de vontade.
Proteção:
• – Cianita azul, turmalina preta, vassoura de bruxa, selenita laranja, quartzo fume, cristal com enxofre são boas opções para a proteção.
• – Cristais Verdes, como jade e quartzo verde, trabalham na frequência da cura.
Saúde:
Em qualquer doença física, os cristais atuam em nosso campo sutil por vibração energética e podem ser utilizados como terapia complementar.
Mas, atenção: o tratamento médico deve ser mantido.
• – Amidalite: turmalina azul
• – Dor muscular: água marinha, howlita ou selenita branca
• – Pressão alta: cianita azul
• – Constipação (intestino preso): citrino, calcita laranja ou quartzo verde.
• – Febre: quartzo azul ou verde
Para deixar a casa harmonizada:
Os cristais podem ressoar sua energia no ambiente e auxiliar a trazer equilíbrio, harmonia, amorosidade, proteção e prosperidade. Vale lembrar que existem cristais específicos para cada cômodo.
• – Banheiro: ametista, selenita laranja
• – Quarto: quartzo azul, celestita, citrino
• – Cozinha: Calcita laranja, quartzo transparente
• – Sala: druza de ametista
Como manter os cristais energizados:
Lave os cristais em água corrente e em seguida deixe-os imersos em água com sal grosso por 24 horas, em um ciclo de uma noite e um dia. As pedras precisam receber a energia da natureza em ambientes externos como jardins ou quintais.
Obs.: Para não ocorrer a alteração da cor, evite deixar o cristal diretamente sobre o sol. Além disso, alguns cristais não podem ficar imersos na água como: apofilita, calcita, selenitas e os cristais com metais como hematita, enxofre, galena.
Neste caso, passe as pedras em água corrente e deixe-as sobre uma placa de selenita, pois esse cristal limpa e energiza nossas pedras. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.sp.senac.br/cursos-livres/curso-de-introducao-aos-cristais-terapeuticos).