176 views 8 mins

Empresário segue tendência ao expandir negócios para os EUA

em Destaques
domingo, 14 de julho de 2024

Empresários brasileiros estão sendo, cada vez mais, atraídos para os Estados Unidos. Segundo dados da agência norte-americana de estímulo a novos negócios (USAID), desde 2016, mais de 1,4 mil empresas e startups foram estabelecidas ou adquiridas por brasileiros. Um dos principais incentivos do governo dos EUA para atrair empreendedores brasileiros é o green card, que oferece o direito à residência legal no país.

Apenas na Flórida, estado que abriga uma das maiores comunidades de imigrantes brasileiros, a American Chamber of Commerce registrou a obtenção de novas patentes para mais de 800 produtos e empresas brasileiras desde 2020. Nos últimos sete anos, o Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS) concedeu 116 mil green cards para brasileiros qualificados em suas carreiras, empregos ou que desejam investir e expandir seus negócios nos Estados Unidos.

Números como esses chamam atenção de inúmeros empresários brasileiros. É o caso de Jefferson Selaimen Machado, administrador de empresas e especialista em biomecânica. O gaúcho, que atualmente reside com sua esposa em Sunny Isles, é o fundador da empresa Laboratório do Pé, com sede no Rio Grande do Sul. A empresa oferece uma análise completa do caminhar e equilíbrio das pressões plantares, por meio da confecção de palmilhas computadorizadas.

Jefferson está realizando o “sonho americano” ao morar nos Estados Unidos e expandir seus negócios para esse país. No início de setembro de 2023, o empresário inaugurou em Miami uma filial da empresa brasileira, que recebeu o nome de SmartFoot Lab, e visa atender ao público local, inclusive sonha em conquistar os pés do craque Lionel Messi, eleito sete vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e recordista do prêmio Bola de Ouro que joga pelo Inter de Miami.

Desde 1985 Jefferson pensava em mudar para Miami, principalmente por ser um local com muito sol, praia, segurança e tecnologia. Naquela época, ele trabalhava com uma empresa de gravações de vídeo e visitava a cidade com frequência, sempre ouvia falar que era fácil abrir um negócio e ser bem-sucedido. Mas somente em 2017, já no ramo de tecnologia para melhor desempenho dos pés, que o empreendedor começou a pensar em franquias para o negócio.

Depois de decidir pelos EUA, contratou uma empresa para montar o business plan, no entanto, ele descobriu que o plano era insuficiente e não atendia às suas necessidades.
Somente em 2019, após organizar toda a documentação, Jefferson resolveu as questões do pleito imigratório. Contudo, com o início da pandemia em 2020, os planos foram novamente adiados. A aprovação do I-140 (que concede residência permanente a um trabalhador imigrante nos EUA) só aconteceu em fevereiro de 2022.

O começo da mudança ocorreu em novembro de 2022. Nesse mesmo período, o administrador foi apresentado ao diretor de vendas Daniel Ickowicz, da Elite International Realty, consultoria imobiliária, fundada por brasileiros, que atua há mais de 30 anos no mercado dos EUA. A partir daí, entrou na procura para alugar uma casa, que deveria atender as exigências de ser um apartamento de um quarto, perto do mar e num valor de no máximo 2.500,00 dólares. Em dezembro do ano passado ele já se mudava para o apartamento.

Já em 2023, Jefferson decidiu que não queria mais pagar aluguel, mas sim bancar parcelas na compra de um imóvel maior e abrir a expansão do Laboratório do Pé em Miami. “Aluguei um imóvel para o meu negócio. Depois da reforma da loja, várias licenças, 3 vistorias do corpo de bombeiro e 5 vistorias da cidade, consegui abrir o Smartfoot Lab no dia 7 de setembro de 2023. Nesses meses investi cerca de 1 milhão de dólares entre moradia, negócios e prestação do carro”, conta o empresário.

Para Jefferson, contar com o suporte de uma consultoria imobiliária foi fundamental no processo de encontrar um lar para viver e um espaço para sediar o negócio. “Não existem facilidades! No início tudo é difícil. Não temos crédito, a conta bancária é recente. Temos que esperar o recebimento do social security e do Green Card. Até para ligar a luz precisamos de algum histórico na cidade. Situações como essas revelam a importância de contar com bons profissionais”, comenta o empreendedor.

De acordo com Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, o Jefferson tem um perfil de cliente que cresce bastante nos Estados Unidos, principalmente a Flórida. “As pessoas têm buscado uma residência definitiva, ou seja, uma mudança permanente do Brasil para os EUA. Isso vai muito além de comprar um imóvel. Nós apresentamos profissionais relevantes nas áreas que ele precisava, desde contador até pessoas que poderiam auxiliar no dia a dia, na empresa e advogados”, ressalta o diretor de vendas da Elite.

Daniel Ickowicz também destaca as razões para o país norte-americano atrair investidores estrangeiro. “Investir nos Estados Unidos não apenas oferece uma excelente maneira de expandir o patrimônio, mas também possibilita residir legalmente no país por meio do visto de investidor EB-5. Essa autorização é direcionada a indivíduos interessados em investir aproximadamente US$ 900 mil em uma empresa americana ou iniciar o seu próprio empreendimento no território norte-americano”.

Jefferson aponta ainda algumas dicas para aqueles que, assim como ele fez, desejam viver e empreender nos Estados Unidos. “Ter um projeto de vida claro, fazer uma pesquisa detalhada sobre as vantagens e desvantagens de residir nos Estados Unidos, contratar um escritório de imigração de confiança, estar preparado para superar desafios, manter uma reserva financeira para pelo menos um ano, buscar imóveis de forma assertiva, adotar uma postura econômica inicial e investir em cursos de inglês para uma melhor integração”, alerta o especialista em biomecânica. – Fonte e mais informações: (https://eliteinternational.com).