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Empreendedorismo: negócios diferentes para se inspirar em 2023

em Destaques
quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O desejo de ser dono do próprio negócio tem crescido consideravelmente no Brasil. Atualmente, o país está entre os países com mais empreendedores do mundo, segundo o monitoramento de empreendedores do Brasil, feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2021.

De acordo com a instituição, o país ocupou o 5º lugar no ranking global na taxa de empreendedorismo total, ficando atrás apenas da República Dominicana (45,2%), Sudão (41,5%), Guatemala (39,8%) e Chile (35,9%), respectivamente. Os números comprovam que o brasileiro tem investido no sonho de empreender.

Na contramão do fluxo, eles enxergaram uma oportunidade em um negócio de nicho diferente, porém, de sucesso e muito lucrativo. Há quem tenha medo de investir em mercados de nicho por acreditar na baixa aderência e poucos clientes, contudo, os empresários Pedro Castro, Einat Carasso e Suellen Romero decidiram investir em segmentos pouco explorados e têm obtido êxito inimaginável.

A grande vantagem de um modelo de negócio de nicho é que você se torna referência. Já dizia o filósofo, escritor e político Romano, Séneca: “Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum”. Venhamos e convenhamos, uma coisa é você oferecer um produto ou serviço que todos oferecem, que existe uma grande concorrência, outra coisa é você oferecer um determinado produto ou serviço que atende a necessidade de um grupo específico que não tem muitas opções.

Estes empresários têm muito em comum, pois decidiram apostar em um negócio pouco explorado e hoje são referência e autoridade em seus segmentos. Delivery de gelo, leite fresco e serviço de automação de mensagens telefônicas e SMS foram as apostas destes empresários de sucesso. Confira e inspire-se!

. Leite fresco em casa – Entre as memórias de infância mais recorrentes, não é incomum encontrar relatos sobre o leite fresco que chegava à mesa na casa dos avós. Com a crescente urbanização e o avanço tecnológico, esse hábito foi gradativamente se perdendo, dando lugar aos produtos industrializados.

E é nessa esteira que a empresa paulistana Freshmania desponta com toda sua expertise. O e-commerce tem como foco a venda de leite fresco, que leva menos de 48 horas do momento da produção até a casa do cliente, seguindo o conceito “da fazenda direto para sua mesa”. “O Freshmania nasceu com objetivo de levar alimento extremamente fresco, do produtor para a mesa do consumidor no menor prazo possível”, explica a CEO Einat Eisler Carasso.

“Nós acreditamos que a experiência de se consumir um alimento próximo à produção é outra”. Com faturamento de R$ 150 mil/mês em menos de um ano de operação, a empresa criada em 2021 atua exclusivamente na região da Grande São Paulo. O cliente pode escolher o dia da entrega, que é realizada em embalagem especial sustentável e tem toda a cadeia logística refrigerada 100% do tempo, o que preserva o frescor do alimento desde o momento em que sai para a entrega até chegar ao endereço do cliente.

Há também a opção de compra recorrente, pensada justamente para garantir a entrega do leite super fresquinho, bem próximo à sua origem. Entre os planos de expansão da foodtech estão a ampliação da base de clientes, do portfólio de produtos e, futuramente, o atendimento em outras regiões. Tudo feito com consciência, responsabilidade e afeto, como os alimentos que comercializam.

. Plataforma de mensagens – Suellen Romero é o nome por trás da marca LigueLead, startup de tecnologia focada em automação de mensagens para infoprodutores, mercado multimilionário. Foi nessa frente que a empresária resolveu alocar seus esforços e conhecimento conquistado ao longo de 15 anos de trabalho.

A startup nascida durante a pandemia, em 2020, conta, hoje, com mais de 2 mil clientes e um crescimento de 300% comparado ao ano anterior. A LigueLead, trouxe para o mercado uma solução que garante a entrega de mensagens para o público-alvo dos infoprodutores, de maneira prática, segura e assertiva. A plataforma tem apenas 24 meses de vida, e hoje é líder de mercado, confirmando o talento e a potência da empresária que superou inúmeras barreiras.

“Nós oferecemos recurso de remarketing, através de fluxos automáticos de comunicação com leads e clientes, com o envio de mensagens em massa como ligações telefônicas com áudio gravado e SMS, que garantem o maior retorno de pessoas avançando por seu funil de marketing e venda, consequentemente, aumentando o volume de vendas.

Esta técnica busca gerar impacto mais de uma vez, para usuários que já demonstraram algum tipo de interesse em um produto ou serviço, mas que por algum motivo não apresentaram nenhuma ação. Temos metodologia e tecnologia próprias já validadas, que vem ajudando empresas e pessoas a venderem cada vez mais na internet”, explica a empresária.

A startup hoje conta com a maior taxa de entregabilidade do mercado, chegando a impactar 85% da sua base. Até o momento, a empresa conquistou um crescimento de 300% e mais de 2 mil clientes no último ano. Com grandes nomes em seu portfólio, a LigueLead é responsável pela performance de personalidades como Érico Rocha, Camila Farani, Maíra Cardi, Cris Franklin, Wendell Carvalho e Peter Jordan.

. Delivery de gelo – Pedro Castro é o nome à frente da logtech SnowGo. Após enfrentar alguns obstáculos e se aprofundar em estudos e aprendizados, o empresário transformou todas as experiências em força, pois acreditava no potencial de negócio. Em pouco tempo conseguiu estabilizar seu empreendimento e criou um negócio de sucesso.

Enquanto alguns brincam com o ditado: “vai enxugar gelo”, o empresário fatura alto com o serviço de delivery de gelo. Fundada em 2014, antiga Gelo Delivery, a startup tem um objetivo simples: entregar gelo na sua residência. Com uma logística própria, o negócio busca facilitar a compra do gelo com entrega via delivery, algo que ainda não é possível nos aplicativos existentes.

“Trabalhar com gelo é um desafio, pois o gelo derrete. Quando decidi empreender neste nicho muitos desacreditaram, pois era um mercado que era explorado apenas pelas lojas de conveniências dos postos de combustíveis, mas graças a Deus vencemos esse obstáculo”, explica Pedro. Entre os diferenciais da logtech está a agilidade na entrega e a melhor remuneração dos entregadores do mercado delivery – seus entregadores ganham por pacote carregado.

Além disso, para melhorar a experiência de compra de seus clientes, a empresa trabalha com diferentes fábricas de gelo, criando um marketplace e, com isso, um ecossistema de gelo em que o cliente não precisará mais ir ao posto para comprar o produto, pois já pode receber na comodidade de seu lar ou evento.

“Hoje em dia o cliente busca por eficiência e agilidade quando vai fazer uma compra. Bons descontos, e bom preço não garante a compra se o negócio não tiver uma boa experiência de compra. No nosso caso, por trabalhar com um produto que requer agilidade na entrega é indispensável um trabalho de logística eficiente, porque o cliente tem que receber o gelo e não a água”, conclui o fundador da logtech SnowGo.

Com a estimativa dos serviços de delivery em alta, a startup saltou de 4.420 entregas em 2021 para mais de 7.200 entregas, até setembro de 2022, um aumento de cerca de 64%. Além disso, com as novas parcerias chegando o empresário planeja expandir seus negócios para outros estados como Minas Gerais, onde já vêm realizando testes em BH, para analisar o mercado e as demandas da região mineira.

Atualmente, a empresa conta com mais de 3 mil clientes e aproximadamente 300 colaboradores, 4 fábricas certificadas, as chamadas pickups point, e carros que também realizam as entregas. Em relação ao prazo de entrega, a empresa é uma das mais ágeis, em média, 15 minutos, em SP Capital.