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Employee Experience: estratégia-chave para manter o equilíbrio diante da crise

em Destaques
quarta-feira, 01 de julho de 2020

Com os profissionais enfrentando vários desafios e experimentando novas formas de trabalho devido à pandemia da COVID-19, o foco na experiência do empregado (EX, na sigla em inglês), estratégia baseada na composição de elementos-chave como propósito e recompensa para funcionários, se tornou ainda mais essencial para as organizações. Neste momento, empresas do mundo inteiro estão sendo testadas, como nunca foram antes, quanto a sua capacidade de manter uma boa experiência de trabalho para seus empregados.

De acordo com Érika Graciotto, líder de Employee Insights da Willis Towers Watson no Brasil, as organizações estão se esforçando para garantir que seus colaboradores se sintam seguros e motivados, e esses aspectos representam, sem dúvida, um desafio para os líderes. “O que se pode perceber é que, durante esta atual crise, muitas empresas estão agindo sob pressão e acabam deixando a experiência do empregado em segundo plano, perdendo a oportunidade de identificar insights relevantes para colocar em prática nesse momento”, explica.

Durante uma gestão de crise, aplicar a estratégia de employee experience é importante para os dois lados – empresa e funcionários – pois ela traz clareza e conhecimento de questões relacionadas ao que os empregados valorizam e o que se deve priorizar para manter o equilíbrio corporativo, além de ser peça-chave para impulsionar o desempenho financeiro.

Até o momento, não havia uma definição robusta para este tema nem pesquisa confiável que demonstrasse como o EX se relaciona com desempenho financeiro. Por isso, a Willis Towers Watson desenvolveu um modelo exclusivo, baseado em evidências, que identifica os valores mais relevantes e possibilita, de fato, determinar se a EX influencia o desempenho financeiro. A principal constatação do estudo High-Performance Employee Experience (HPEX) é que realmente existe um vínculo entre a EX e o desempenho financeiro das empresas.

As que investem na estratégia obtiveram um retorno financeiro três vezes maior do que as que não fizeram essa escolha, como pode ser observado no relatório completo disponível no site da empresa. “A employee experience, certamente, vai trazer uma diferença positiva para quem já vinha adotando essa estratégia, pois vai viabilizar decisões financeiras mais acertadas”, afirma.

O estudo também mostrou que empresas com retorno financeiro mais notável investem não apenas em pontos básicos como equidade salarial, mas se diferenciam por dar atenção a pontos relacionados à clareza de valores e cultura e oportunidade de crescer na carreira. De acordo com outra recente pesquisa da Willis Towers Watson sobre Inteligência Artificial e Talento Digital, 40% dos talentos digitais em todo o mundo – perfis altamente requisitados – tendem a se juntar a organizações nas quais eles podem alcançar um propósito e significado de trabalho mais elevado.

Os funcionários que experimentam um sentimento de pertencimento, conquista de objetivo e vigor têm maior probabilidade de ter desempenho em níveis mais altos e de contribuir além das expectativas. É também por isso que a experiência dos empregados se torna ainda mais crítica durante uma crise que pode trazer pânico e deixar a força de trabalho muito mais instável.

Segundo Erika, as empresas que possuem uma estratégia de employee experience consolidada devem agir com criatividade ao gerenciar a crise porque é que isso que gera o engajamento. “As organizações que ofereciam oportunidades de entretenimento durante o horário de trabalho devem pensar em como fazer isso remotamente. Também é possível trazer um senso de relevância social para os empregados fazendo parceria com ONGs e apoiando para que todos ajudem os menos favorecidos durante um período tão difícil”, afirma.

Nestes tempos de incerteza, as empresas que podem cuidar e preservar o desenvolvimento de seus funcionários colherão mais frutos e terão melhores benefícios. Se as organizações se preocupam com experiência dos funcionários, que inclui segurança, progresso e bem-estar, os empregados, por sua vez, garantirão a eficiência e a produtividade necessária para este período desafiador e ajudarão suas empresas a estarem mais preparadas para o momento da retomada.

Fonte e mais informações: (willistowerswatson.com).