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Em tempos de crise, como utilizar a comunicação para engajar os funcionários

em Destaques
quarta-feira, 30 de junho de 2021

Igor Vazzoler (*)

Os impactos negativos causados pela pandemia já estão por todos os lados. Por outro lado, políticas que levariam anos para serem implementadas nas empresas estão sendo colocadas em prática e áreas como o endomarketing, a comunicação e o marketing estão recebendo uma atenção especial e sendo alvo nos planejamentos estratégicos.

Se dermos alguns passos para trás, vemos que essas áreas eram as primeiras a serem cortadas do orçamento em momentos de crise, mas o momento atual aponta para a direção contrária. Ficou visível que empresas que investem nas pessoas alcançam resultados melhores e com mais agilidade. E os benefícios são diversos: o engajamento melhora, a cultura organizacional é fortalecida, aumenta a motivação e produtividade dos funcionários, há maior integração e o sentimento de pertencimento é constante.

Além disso, de acordo com a pesquisa ‘The Impact of Employee Engagement on Performance’, realizada pela Harvard Business Review, 71% das empresas concordam que o engajamento do funcionário é muito importante para o sucesso da organização. Abaixo, listo cinco ações estratégicas que podem amenizar os impactos negativos em sua empresa, principalmente em tempos de crise.

. Atualizações Frequentes – Crises geram medo e medo gera boatos. Colaboradores não informados, ou com informações rasas, buscam se informar de alguma forma. Se isso não acontecer pela comunicação oficial da empresa, os riscos de boatos e fake news se propagarem são grandes.

Realize reuniões frequentes com as equipes, envie boletins semanais através de e-mail, chat, ou utilize os principais canais de comunicação interna da sua empresa, para garantir que todos recebam a informação e estejam alinhados com o que ocorre com a empresa como um todo.

. Pesquisas – Realizar pesquisas frequentes para mapear ações e criar medidas necessárias é uma ótima estratégia para ser implementada. O importante é sempre dar retorno aos colaboradores, sobre os dados, insights e posições da empresa referentes aos assuntos coletados.

. Gestão à Vista – Gestão à vista é a prática de colocar à disposição de todos informações relevantes da empresa, e essa prática é mais do que essencial em um momento de crise. Comunicar questões estratégicas aos colaboradores para que eles fiquem tranquilos, é uma estratégia que reforça o pertencimento e os ajuda a tomar decisões assertivas.

. Reconhecimento – Reconhecer o valor do colaborador é primordial, mas em tempos de crise isso se reforça. É muito importante dar feedbacks constantes e elogiar as boas ações. Trabalhar a motivação é o papel fundamental para o desenvolvimento das pessoas. Por isso, uma estratégia para manter o engajamento é reconhecer a colaboração e dedicação de cada um, destacando a importância de cada cargo, e função para o todo.

. Confie – Somando todas as estratégias, é necessário confiar nas pessoas e que elas farão um bom trabalho. Confiar no colaborador significa dar liberdade para ele realizar seu trabalho, entendendo que a forma que ele realiza pode ser diferente da sua, mas não necessariamente errada.

Para que essas estratégias deem certo, é muito importante acompanhar e rever a cada nova ação. É preciso ter uma equipe dedicada, atenta aos detalhes e que ajude a suportar mudanças rápidas. Uma comunicação interna eficiente vai muito além de informar os funcionários, mas também impacta diretamente os resultados, garantindo o sucesso não apenas do colaborador em suas metas, mas também da empresa como um todo.

(*) – É fundador e CEO da Progic (www.progic.com.br).