O impacto da tecnologia no ensino escolar
Danubia Schikovski Nunes Vieira (*)
A crescente e acelerada utilização da tecnologia a favor do ser humano realmente tem impactado de forma significativa vários aspectos de nossas vidas, desde como nos comunicamos até como realizamos nossas atividades diárias. A inteligência artificial está presente em todas as áreas de convivência dos humanos, além de ser uma grande aliada para o uso em algumas atividades que antes poderiam ser feitas apenas por pessoas, mas ainda não substituiu o contato físico, o sentimento e o famoso olho no olho, que são tão importantes para o desenvolvimento do processo social.
As inovações nos trazem inúmeros benefícios, agilidades e eficiências, mas acabam levantando temas polêmicos e desconfortáveis, como, por exemplo, questões de privacidade, segurança e dependência excessiva do uso delas. Em sala de aula, principalmente após o período pandêmico vivido pelo mundo nos últimos anos, a maior dificuldade enfrentada pelos professores é o uso do celular. Os adolescentes nem percebem mais o quanto precisam visualizar uma mensagem recebida, um vídeo novo ou ainda conferir a resposta que o professor acaba de lhes dar. É muito perceptível nos intervalos entre uma aula ou outra a extrema necessidade de abrir um aplicativo e ver um vídeo rápido, que muitas vezes não passa de 7 segundos e já se torna desinteressante.
O questionamento entre os professores é um só: “Como explicar um conteúdo com no mínimo 10 segundos de duração?”. O fato é que hoje, em 2023, o professor precisa muito mais vencer a barreira que o impede de sempre aprender algo novo. Estar atualizado o tempo todo já não pode ser mais específico para aqueles que gostam ou têm afinidade com o uso das tecnologias, mas para todos que precisam desenvolver seus conteúdos em sala de uma maneira mais expositiva e atraente. A rapidez com que os dados alcançam os estudantes é igual para todos, inclusive para os professores, no entanto, as interações formadas após esse acontecimento são o que verdadeiramente os unirá na mesma teia.
Alguns assuntos podem ser desenvolvidos em sala de aula com o auxílio das tecnologias e são válidas para que o processo educacional seja melhorado, até porque, com uma boa entrega de conteúdos, há uma melhora na compreensão por parte dos alunos. Quando falamos em uso de tecnologias, estamos nos referindo também a um universo de possibilidades com o uso de aplicativos disponíveis nas plataformas digitais, e muitos de forma gratuita.
A peça fundamental com o uso das tecnologias a favor da educação é o docente, que entende e percebe cada necessidade específica de seu público. Quando o professor se dispõe a vencer as barreiras e investe na aplicação de atividades mais dinâmicas, criativas e interativas, consegue provocar em seus alunos o interesse que acaba gerando uma melhor absorção dos conteúdos. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece, e estar somente disposto não é suficiente para fazer acontecer uma aula interativa. Um bom planejamento é necessário, entender quais são os recursos que a escola disponibiliza é fundamental, ter tempo para investir em estudos e pesquisas também é algo primordial e ainda testar, ensaiar, se debruçar nas tentativas e erros para que a entrega da aula seja um sucesso.
Os métodos de ensino-aprendizagem usados há 20 anos não são os mesmos de hoje, as épocas se transformam, as crianças se desenvolvem e a cada ano que transcorre, mais crianças vêm ao mundo e muitas delas, mesmo antes de articular palavras, já possuem habilidades para manipular vídeos, interrompê-los ou até mesmo avançá-los. Como vamos aplicar os mesmos métodos em sala de aula para essa geração que muda o tempo todo? A conscientização dos profissionais também deve ser trabalhada dentro das escolas, para que percebam o quanto a evolução da tecnologia vem para agregar valores aos nossos tempos atuais. O medo do novo é normal. Geralmente, o ser humano não quer sair de sua zona de conforto, mas as práticas em sala de aula precisam de profissionais que estejam atentos a essas mudanças, bem como dispostos a sua atualização quase que diária. É claro que não é um processo fácil e tampouco barato, exige um investimento e horas de estudos dos quais o professor precisa fazer para, de fato, entender que suas aulas não serão de 7 segundos, mas precisam ter o mesmo impacto como tal, para que o processo não fique falho. O desafio é grande, mas não é suficiente para derrubar um professor que vence, todos os dias, vários desafios dentro de uma sala de aula.
(*) É Docente de Matemática e Suas Tecnologias no Colégio Presbiteriano Mackenzie – Palmas.