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Distribuidora de bebidas foi a ‘Ideia de Negócios’ mais procurada

em Destaques
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023

O início de um novo ano traz com ele as resoluções a serem cumpridas e montar o próprio negócio é meta para muitas pessoas. Não por acaso, nos meses de janeiro e fevereiro, o país registra o maior número de abertura de empresas. De olho nesse movimento, o Sebrae realizou um estudo sobre as Ideias de Negócios mais pesquisadas pelo público em 2022.

De acordo com o levantamento, distribuidora de bebidas foi o tipos de negócio mais procurado, seguido de loja de animais ou pet shop, corretora de imóveis, escritório de consultoria e papelaria. O setor de alimentos e bebidas que, normalmente está sempre aquecido, seja dentro ou fora do lar, integrou aos seus tipos de negócios as distribuidoras de bebidas.

De norte a sul do país, a configuração costuma ser a mesma: um espaço com freezers e uma variedade de bebidas, alcoólicas ou não, prontas para consumo imediato. A tendência relativamente nova se fortaleceu com a pandemia e consolidou-se com a sede por bebidas geladas do brasileiro.

“Somos um país tropical e latino. O clima quente, o costume de ter muitas festas e celebrações são um dos fatores que explicam por que as distribuidoras de bebidas deram tão certo”, explica o analista de competitividade do Sebrae, Vicente Scalia. A questão do empreendedorismo por necessidade também é um dos motivos que justificam a procura por esse tipo de negócio.

Com o aumento do número de pessoas desempregadas, a opção por abrir uma distribuidora é uma alternativa, por envolver baixos custos. “Há muitas que funcionam dentro do próprio imóvel onde a família mora”, comenta o analista, ao lembrar que é necessário estar atento a algumas dicas para ter sucesso na administração de uma distribuidora. Quais são elas? Confira:

. Ofereça diversidade de produtos – Alcoólicas ou não, com ou sem gás, sucos, chás, refrigerantes de sabores variados, o cliente precisa encontrar o que procura e ter opções para experimentar algo novo. Invista em opções de alimentos práticos, para consumo imediato como snacks, salgadinhos, salames, entre outros. Já há distribuidoras que vendem lanches e opções de carne a vácuo para churrasco.

. Localização estratégica – Escolha um ponto com maior circulação de pessoas, de fácil acesso ou que esteja próximo a algum local de grande concentração de pessoas como clubes, parques e condomínios.

. Faça promoções e combos – Atraia seu cliente com mix de produtos que costumam ter mais saída e ofereça preços competitivos. Use da comunicação visual com faixas que anunciem os valores.

. Funcione em horário diferenciado – Muitas pessoas optam por passar em distribuidoras quando estão indo a festas, reuniões ou jantares e precisam comprar a bebida de última hora. Elas não querem enfrentar filas em mercado e buscam agilidade. Por isso, é importante ter mais flexibilidade no horário de funcionamento e se for o caso, operar em regime de 24h.

. Invista em um serviço de delivery – Além da venda por horário estendido, é importante oferecer a comodidade de entrega na casa do cliente. O delivery precisa ser rápido, eficiente e organizado. Há opções de terceirizar o serviço em plataformas como Ifood.

. Formalize-se – Abra um CNPJ como microempreendedor individual (MEI) ou pequena empresa. Com isso, você terá benefícios como preços mais baixos e condições facilitadas junto aos fornecedores, garantia de benefícios tributários e previdenciários, além de ter mais facilidade na busca por crédito para investir no negócio.

. Bebidas na temperatura ideal – Parece óbvio, mas precisa ser dito: as bebidas como sucos e cervejas devem ter opções geladas, para consumo imediato. Esse é um dos fatores que pode fidelizar seu cliente, não economize.

. Tenha preocupação com a sustentabilidade – Essa é uma economia que não vale a pena” pode dar a entender que não vale a pena investir na eficiência energética. Pode ficar melhor assim: “Economizar mantendo equipamentos antigos não vale a pena, pois a conta de luz impacta diretamente na receita do negócio”

. Esteja nas redes sociais – A presença digital do seu negócio aproxima clientes, potencializa a chegada de novos consumidores e pode ser um canal para divulgar promoções, fazer atendimentos, sorteios, entre outras ações.

. Seja excelente no atendimento – Existe muita concorrência nesse mercado. Por isso, procure fazer da sua distribuidora uma referência no atendimento, dessa forma você vai cativar o cliente. Sorriso no rosto, educação, cordialidade fazem a diferença em qualquer negócio. Fonte: AI/Sebrae.