Alvaro Oliveira (*)
A Tecnologia da Informação encara um crescimento acelerado em todo o mundo. De acordo com relatório divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o mercado de TI deve se expandir em 14,3% em 2022, no Brasil, e em 6,4% em escala global. Para se ter um panorama do setor, em 2021 ele foi avaliado em US$ 45,7 bilhões.
Com essa ascensão, é natural que os profissionais da área se desenvolvam e progridam constantemente na profissão, formando lideranças e cargos de influência acerca dos talentos que ainda estão iniciando a carreira. Diante de cada vez mais desafios, o líder de tecnologia vem recebendo algumas expectativas por parte dos profissionais que embarcam em novos projetos, como um gestor que poderá oferecer suporte e desenvolver estratégias de coordenação do trabalho desempenhado por sua equipe.
Ele também possui o compromisso de garantir uma jornada positiva e favorável aos colaboradores, ou seja, deve se preocupar em proporcionar o crescimento de cada talento na empresa.
Ao assumir um cargo com maior responsabilidade no departamento de TI de uma empresa, ou até mesmo dentro do mercado de tecnologia, é imprescindível que o profissional disponha de algumas qualidades e habilidades principais, as quais farão toda a diferença em designá-lo como um bom líder e gestor e, consequentemente, possibilitarão conquistar ótimos resultados aos projetos.
. Conhecimento em business – Muitas são as posições que um líder em tecnologia pode ocupar. Uma das mais comuns é o CIO, conhecido como Chief Information Officer ou Diretor de Tecnologia da Informação, que é o executivo responsável por toda a área de TI de uma empresa e tem como responsabilidade definir a estratégia de tecnologia e supervisionar operações de infraestrutura e sistemas de computação.
O ponto primordial para este líder é ser apto a gerenciar, eficientemente, os projetos com seus respectivos prazos. Para ser líder em TI, conhecer as novas linguagens de programação é importante, porém, não é o suficiente. É possível dizer que um líder deve ter, sobretudo, habilidades sobre negócios. O know-how em gestão e estratégia contribui para que ele possa tomar decisões mais perspicazes e possam delegar as diferentes tarefas de um projeto.
Vale ressaltar que atribuir as demandas aos devidos colaboradores – em vez de assumi-las sozinho – é um desafio, mas é impreterível para estruturar uma equipe excelente e expandir os negócios. Da mesma forma, a inovação também é um elemento fundamental para qualquer negócio ter sucesso, especialmente na tecnologia.
A propósito, uma pesquisa da ManageEngine revelou que 95% dos executivos consideram a Tecnologia da Informação responsável pela inovação nos negócios. Desta maneira, é inegável que a transformação digital impulsionou a presença e a importância do setor de TI para inúmeros segmentos.
. Habilidades comportamentais – É essencial que, em todos os ramos profissionais, os líderes corram atrás de aperfeiçoar algumas habilidades comportamentais que fazem uma grande diferença na rotina de trabalho – e na tecnologia não é diferente, mas crucial. Uma delas é a oferta de disponibilidade, presença, escuta ativa e valorização do próximo. Um projeto dificilmente obtém êxito se os responsáveis por o gerenciar e liderar a equipe que nele atua não possuírem boa comunicação e empatia.
É necessário que as lideranças compreendam que o mundo passa por uma mudança contínua e que as novas gerações de talentos precisam se sentir acolhidas, compreendidas e que fazem parte da equipe, principalmente com o avanço do trabalho remoto, onde as percepções de trabalho colaborativo têm mudado profundamente e muitas pessoas começam a trabalhar já no modelo remoto.
Um líder também precisa estar aberto a diálogos para entender como os colaboradores estão se sentindo emocionalmente e ter uma visão holística dos profissionais e dos projetos em andamento, podendo saber como definir estratégias para manter ambos conectados de modo prático e eficiente.
. Mente aberta às novas tecnologias – Com o decorrer do tempo, novos conceitos de tecnologia surgem e se tornam parte do dia a dia de trabalho. Por essa razão, não apenas os líderes como todos os profissionais de TI devem estar alinhados com as novidades do setor, buscando atualizações para que o seu conhecimento não se torne atrasado ou obsoleto.
É comum que novas linguagens de programação apareçam e despontem de tempos em tempos, mas há também muitos conceitos emergindo, como o Cloud Computing, que vem se consolidando no mercado e deve ser considerado um modelo de gestão de TI, por se tratar de uma tecnologia inteligente e avançada que permite o armazenamento e gestão de dados em alta performance e escalabilidade, bem como oferece mobilidade e produtividade com segurança de dados e redução de custos.
A Andela, marketplace global de talentos técnicos, tem a preocupação de conectar o brilhantismo com a oportunidade. Uma das mais diversas funções abrangidas em sua rede é o gerente de produto, responsável por gerenciar requisitos e entregar produtos de qualidade que estejam alinhados com as metas de negócios.
Este é um dos primeiros cargos de liderança conhecidos no mercado e pode ser considerado um ponto inicial de experiência para profissionais de TI que desejam avançar na carreira e assumir funções de líderes em projetos, empresas ou negócios do setor.
(*) – É Chief Network Officer na Andela (https://andela.com/).