Com as grandes oscilações econômicas do Brasil no último ano, muitas empresas ainda estão sofrendo com os impactos causados pelas incertezas. Neste cenário, o Brasil vem registrando um aumento significativo de empresas com dificuldades financeiras que pedem auxílio na Justiça visando evitar um colapso de suas atividades e, assim, a falência.
Só em agosto, a quantidade de pedidos de recuperação judicial no país cresceu 50% em relação ao mês anterior e os números ainda não baixaram, aumento liderado pelas micro e pequenas empresas dentro do setor de comércio, segundo os dados da Serasa Experian, empresa de análise de informações de crédito.
Pensando nisso, a CleverTap, líder mundial em Mobile App Analytics e Marketing separou 5 dicas mobile para empresas do setor de comércio que ainda passam pela fase de recuperação neste ano, em especial pela mudança de comportamento e engajamento dos clientes com as marcas.
1- Necessidade de tecnologias e parceiros confiáveis para geração de mais vendas digitais – O varejo e muitos negócios B2C estão expandindo as suas estratégias de vendas digitais, apostando cada vez mais na comunicação com o seu público por meio dos seus próprios canais e no atendimento virtual, como chatbots, por exemplo.
Diante disso, buscar por parceiros que possam fornecer recursos que facilitem e suportem a sua atuação remota pode otimizar e agilizar a jornada de vendas dos produtos/serviços, consequentemente, fortalecendo a finalização de compras em maior escala e satisfação.
2- Valor crescente dos dados dos usuários – Com a aceleração das tecnologias, em decorrência da pandemia do coronavírus, os dados dos usuários não só cresceram como circularam de forma exponencial, por isso, compreender e atender às necessidades do cliente demandam uma análise das informações em tempo real mais precisa cada vez mais.
Em virtude deste cenário, o uso de dados passou a ser primordial no processo de desenvolvimento e decisão de estratégias, por revelar o comportamento e as preferência do público diante da mudança de interesses, assim responder a perguntas sobre como melhorar a jornada do usuário (lifetime value) e/ ou equilibrar os custos de aquisição de clientes não pode ficar de lado.
“Estratégias de sucesso não são baseadas em suposições ou intuição, mas em dados. Durante a pandemia isso passou a ter ainda mais valor”, completa Luiz Lima, Sales Manager da CleverTap.
3- Retenção de usuários/aquisição de novos consumidores – Manter relacionamentos de longo prazo potencializa a proximidade do público para o negócio e tende a converter mesmo em meio a uma crise, o que custa menos em questão de tempo e valor (investimento) em comparação a aquisição de novos clientes, por isso a importância de dinamizar o modelo de negócios com foco em retenção se faz necessária.
“Mais do que nunca, aprendemos que construir um negócio sustentável e duradouro simplesmente não é possível se a organização não priorizar a retenção de clientes”, afirma Lima.
4- Agilidade na tomada de decisões – Uma constatação da pandemia foi que de fato, tudo pode mudar do dia para a noite e o ritmo alucinante de mudanças ao qual fomos expostos não deve desacelerar em curto prazo. O mesmo se aplica para os clientes que estão alterando o seu comportamento mais rápido e junto com eles, as suas expectativas e necessidades de consumo. Para sobreviver e ter sucesso neste mundo volátil, as empresas precisam se manter responsivas e adotar uma metodologia de trabalho ágil.
5- Acostumando- se ao pós pandemia – O distanciamento social trouxe como resposta a ampla aceitação e adoção de sistemas digitais, desde plataformas de pagamentos mobile, compras por aplicativos, ferramentas de trabalho remotas e até entregas sem contato.
Essa tendência deve continuar pelos próximos anos, o que levará a maior adesão de serviços de infraestrutura baseados em nuvem e plataformas SaaS, que atendam à necessidade de agilidade, permitam que as empresas inovem e atinjam seus objetivos de receita. – Fonte e outrras informações: (https://clevertap.com/).