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Dicas essenciais para quem está começando a empreender na venda direta

em Destaques
quinta-feira, 04 de julho de 2024

O estudo Monitor Global de Empreendedorismo 2023, desenvolvido pelo Sebrae, em colaboração com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), indica que há aproximadamente 90 milhões de empreendedores ou aspirantes a empreendedores no Brasil.

Essa significativa parcela de indivíduos interessados em empreender coloca a ideia de ter o próprio negócio como o terceiro maior desejo nacional, superado apenas pelo desejo de viajar pelo País e de comprar a casa própria. Desses milhões construindo uma nova história profissional, muitos deles buscam na venda direta uma oportunidade para iniciar seus negócios.

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) destaca que, em 2023, o setor registrou um crescimento de 5%, mostrando-se uma alternativa viável e promissora para novos empreendedores.

. Mas o que é venda direta? – Com certeza você já adquiriu um produto de um empreendedor independente, mas caso não tenha associado, Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD, explica que a venda direta é o modelo de negócio em que produtos ou serviços são vendidos, por meio de empreendedores diretamente aos consumidores, sem a necessidade de intermediário como lojas físicas ou virtuais.

“A venda direta é um sistema de negócios no qual produtos ou serviços são oferecidos diretamente aos consumidores, eliminando a necessidade de intermediários como lojas físicas ou online”, completa, ao destacar a importância da preparação e do comprometimento para o sucesso no empreendedorismo em venda direta.

“Empreender exige dedicação e paixão pelo que se faz. As oportunidades são vastas, mas é essencial estar bem preparado e focado no cliente. A venda direta é uma porta de entrada para o empreendedorismo no Brasil, ao oferecer flexibilidade, autonomia e a possibilidade de construir uma carreira rentável”.

E para auxiliar aqueles que estão começando nessa jornada, a ABEVD reuniu dez dicas essenciais:

  1. – Conheça bem o produto e seu fabricante – Entenda profundamente o produto que você está vendendo e realmente tenha interesse nele. Conheça seus benefícios, características e diferenciais. Isso aumenta a confiança do cliente e a sua segurança na hora de vender. Também é importante pesquisar a reputação da empresa e sua idoneidade, no site da ABEVD você confere as empresas associadas que passaram por rigorosa análise em seu plano de negócio.
  2. – Invista em capacitação – Hoje as próprias empresas associadas da ABEVD oferecem treinamento, mas também busque cursos complementares sobre vendas, marketing e atendimento ao cliente. Há muitas opções gratuitas disponíveis na internet.
  3. – Seja organizado – Como autônomo, é parte do sucesso ter as contas estruturadas com registro de todas as entradas e saídas. Essa prática reflete um compromisso sério com a estabilidade e crescimento do seu empreendimento em vendas diretas.
  4. – Estabeleça objetivos realistas – Defina objetivos claros e alcançáveis para orientar suas ações diárias. Isso ajudará a manter o foco e a motivação.
  5. – Construa relacionamentos – O sucesso em vendas diretas muitas vezes depende da capacidade de construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes. Dedique tempo para conhecer suas necessidades e preferências. Isso não só ajuda a personalizar sua abordagem, mas também aumenta a confiança e a lealdade do cliente, criando uma base sólida para vendas recorrentes.
  6. – Use as redes sociais a seu favor – Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e interagir com seu público. É nelas também que você pode monitorar tendências, otimizando suas campanhas de marketing e melhorando continuamente a satisfação do cliente.
  7. – Peça feedback – Solicite a opinião de seus clientes sobre o produto e o atendimento. Utilize esse feedback para melhorar constantemente.
  8. – Seja persistente – O início pode ser desafiador, mas é importante manter a persistência. Aprenda com os erros e celebre os pequenos sucessos.
  9. – Cuide da sua saúde – Empreender exige disciplina e também horários consistentes. Mas reserve tempo para cuidar de sua saúde física e mental, equilibrando trabalho e vida pessoal.
  10. – Seja diferente – Empreendedores de sucesso sempre encontram um caminho próprio a seguir. Diferencie-se no mercado ao criar experiências memoráveis para seus clientes.
    Desde o momento da demonstração até o suporte pós-venda, cada ponto de contato deve ser uma oportunidade para impressionar e encantar, seja no mundo real ou virtual. Isso pode incluir desde vídeos divertidos até embalagens personalizadas, brindes, ou mesmo eventos exclusivos para os clientes fiéis. O resultado será a recomendação boca a boca e aumento de seguidores em redes sociais e consequentemente mais vendas.

Vale ressaltar que empreendedores que atuam com venda direta têm à disposição uma série de treinamentos fundamentais para respaldar o início da atividade. Segundo a conselheira da ABEVD e diretora de venda direta da Natura e Avon, Cida Franco, “as empreendedoras que realizam os treinamentos ofertados pelas empresas costumam ganhar 15% a mais que as consultoras que entram no negócio sem preparo. Elas conhecem melhor as marcas, os produtos e isso se reflete nas vendas realizadas com mais assertividade”.

. Mas tem espaço para mim? – Os dados do relatório GEM de 2023 indicam que, no que se refere a empreendedores em potencial, o Brasil possui a segunda maior estimativa absoluta mundial, ficando atrás somente da Índia, que conta com 106 milhões de empreendedores em potencial em uma população de 1,4 bilhão de habitantes.

Quanto à taxa total de empreendedores, que representa a proporção em relação à população adulta, o Brasil se classifica em 8º lugar, envolvendo 30,1% de sua população adulta no universo dos negócios. O primeiro lugar é ocupado pelo Equador, seguido por Guatemala, Arábia Saudita, Chile, Panamá, Tailândia e Uruguai.

De acordo com dados da ABEVD, o setor de vendas diretas no Brasil é responsável por movimentar aproximadamente R$ 47 bilhões anualmente, envolvendo mais de 4 milhões de empreendedores que trabalham com venda direta. Esse cenário destaca a importância do setor e o potencial de crescimento para novos empreendedores que buscam ingressar nesse mercado. – Fonte e mais informações: (https://www.abevd.org.br).